Química, perguntado por bruninhogabrielsti, 1 ano atrás

14) (puccamp-sp) Considere o texto adiante.
"se as células vermelhas do sangue forem removidas para um béquer contendo água destilada, ha
passagem da água para ...(1)....das células.
se as células forem colocadas numa solução salina concentrada, há migração da água para..(2)...das
células com o..(3)...das mesmas.
as soluções projetadas para injeções endovenosas devem ter...(4)... próximas às das soluções
contidas nas células.
para completar corretamente, 1,2, 3 e 4 devem ser substituídos, respectivamente, por:
a) dentro - fora - enrugamento - pressão osmótica.
b) fora - dentro - inchaço - condutividade térmica.
c) dentro - fora - enrugamento - colorações.
d) fora - fora - enrugamento - temperatura de ebulição.
e) dentro - dentro - inchaço - densidades.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Lewisenberg
51

O fenômeno de passagem da água através de algo é conhecido como osmose. A osmose acontece quando em duas solução unidas por uma membrana semipermeavel há uma diferenciação de concentração de solutos. A água passa da solução menos concentrada para a mais concentrada na tentativa de igualar as concentrações. A água destilada é praticamente a água pura, assim tem poucos solutos (principalmente sais minerais) dissolvidos. As células vermelhas do sangue são as hemácias, dentro das células há uma grande concentração de sais dissolvidos no citoplasma (principalmente sais de potássio) e devido a isso, as células normais de hemácias tem maior concentração de solutos que em uma água destilada normal.

Se colocamos uma hemácia em um béquer com água destilada, a água passará para dentro das hemácias, a água passa do menos para o mais concentrado de solutos.

Se essas hemácias tiverem em uma solução salina concentrada, a água passará para fora das células das hemácias, apesar de as hemácias terem uma boa quantidade de sais dissolvidos, não chega a igualar uma solução salina concentrada. Essa saída de água ocasiona no enrugamento das células da hemácia, e pode causar a morte delas. A pressão osmótica é a pressão necessária para evitar a osmose, a pressão osmótica está diretamente ligado a concentração, quanto maior concentração de soluto, maior será a sua pressão osmótica. Se a água passa da solução menos concentrada, para a mais concentrada, e a menos concentrada tem menor pressão osmótica e a mais tem maior pressão, logo a passagem de água deve ser da solução de menor pressão osmótica para a de maior pressão osmótica. As injeções endovenosas (como as vacinas) devem conter soluções de mesma pressão osmótica, para evitar a morte das células das hemácias, já que nesse caso, o fluxo de água que sai da célula é o mesmo que entra, pois exercem mesma pressão osmótica. Uma solução de maior pressão osmótica é dita hipertônica comparado a outra solução, a de menor pressão é dita hipotonica comparado a outra de maior pressão. Se tiverem a mesma pressão, as duas soluções são ditas isotônicas. Lembrando que a osmose só ocorre quando duas solução estão unidas por uma membrana semipermeavel, nos casos acima, as solução de dentro e fora da célula estavam unidas pela membrana plasmática, servindo nesse caso como a membrana semipermeavel.

resposta: Letra a


guxta45: salvou sz
Lewisenberg: vlw man, espero ter conseguido explicar tudo
Respondido por antunesj713
19

Alternativa A

Se as células vermelhas do sangue (meio hipertônico) forem removidas para um béquer contendo água destilada (meio hipotônico), haverá passagem da água para dentro das células.

Se as células (meio hipotônico) forem colocadas numa solução salina concentrada (meio hipertônico), haverá migração da água para fora das células com a diminuição do volume (enrugamento) das mesmas.

As soluções projetadas para injeções endovenosas devem ter pressões osmóticas próximas às das soluções contidas nas células.

Perguntas interessantes