Ed. Técnica, perguntado por geraldamendessantos, 1 ano atrás

14. O feixe de raios-X atenuado ao atravessar o objeto cria uma imagem não perceptível ao olho humano denominada imagem latente. Essa imagem pode tornar-se visível sobre um receptor, que faz aparecer, às variações de luminescências proporcionais, as intensidades recebidas. Qual das alternativas abaixo é verdadeira?

a)     Tecidos mais densos, como o ósseo, atenuam mais os raios-X e por isso, menos radiação chegará até a tela, produzindo uma imagem mais clara.

b)     Tecidos menos densos, como o ósseo, atenuam mais os raios-X e por isso, menos radiação chegará até a tela, produzindo uma imagem mais escura

c)     Tecidos mais densos, como o ósseo, atenuam menos os raios-X e por isso, menos radiação chegará até e tela, não produzindo imagem.

d)     Tecidos mais densos, como órgãos, atenuam mais os raios-X e por isso, mais radiação chegará até a tela, queimando a imagem.

e)     Tecidos mais densos como dos órgãos ocos, atenuam mais os raios-X e por isso, mais radiação chegará até a tela, produzindo uma imagem clara.











Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

Olá!

A alternativa correta é a letra A).

A radiografia convencional é feita através da emissão de radiação X sobre um determinado objeto, podendo ser uma parte do corpo humano, as partes onde a radiação pode passar sem dificuldades são as regiões escuras, essas são chamadas de regiões radiolucentes.

Já as regiões que a radiação passa com dificuldades, sofrendo resistência do tecido, são as regiões claras, essas são as regiões radiopacas.

Basicamente as regiões claras e escuras se formam pela resistência do objeto a ser radiografado.


Perguntas interessantes