14. Em 1885 foi promulgada a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe. Essa lei determinava que os escravos com mais de 60 anos seriam libertos e que, como forma de indenização, trabalhariam por mais três anos para seu antigo senhor. Essa lei é enxergada pelos historiadores como:
2 pontos
a) um ganho legítimo do movimento abolicionista.
b) uma medida reformista dos escravocratas com o intuito de retardar o avanço do abolicionismo no Brasil.
c) um mecanismo para encarecer o preço do escravo, a fim de atender aos interesses dos traficantes de africanos.
d) o resultado de uma negociação realizada entre políticos e ex-escravos abrigados em um quilombo nos arredores do Rio de Janeiro.
e) o resultado da pressão internacional sobre o Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) uma medida reformista dos escravocratas com o intuito de retardar o avanço do abolicionismo no Brasil.
Explicação
No ponto de vista dos historiadores, a Lei do Sexagenário é vista como forma de retardar o avanço do abolicionismo no Brasil. ( alternativa b)
A Lei dos Sexagenários determinava que os escravos com mais de 60 anos fossem libertados. Essa lei, promulgada em 28 de setembro de 1885 foi vista com pelo movimento abolicionista como retrógrada, uma vez que, a "liberdade" era limitada.
Os escravocratas brasileiros perceberam os avanços da erradicação do escravismo e como forma de retardar a abolição e continuar tendo seus ganhos desumanos resolveram sancionar medidas, como a Lei do Sexagenário.
Os escravos alforriados teriam de realizar um trabalho indenizatório durante 3 anos para seu senhor, além de ser obrigados a fixar residência onde foram alforrados por 5 anos.
A lei que propôs liberdade aos escravos de qualquer idade foi a Lei Áurea, promulgada, apenas, em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil.
Para mais informações, acesse:
Lei do Sexagenário: brainly.com.br/tarefa/3290879