Leia:
Por que as aves marinhas não precisam de água doce para matar a sede?
Elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas águas dos oceanos. Já imaginou o transtorno de terem que sair voando em busca de água doce para beber? Pois é. As aves marinhas estão naturalmente preparadas para beber água salgada mesmo. Isso porque elas têm a glândula de sal!
Os rins das aves marinhas já trabalham tentando eliminar o excesso que elas ingerem, mas não conta de todo o serviço. É a glândula de sal, localizada na cabeça desses animais, que faz o trabalho mais pesado. Essa glândula retira o sal pela mucosa, através de pequenos canais, e o elimina pela narina na forma de uma secreção que se acumula na ponta do bico da ave. Pesquisadores já analisaram e identificaram que essa substância tem tanto sal que supera a salinidade do mar. Por se acumular no bico, retém o excesso de sal, equilibrando a quantidade dessa substância no organismo das aves e evitando que elas fiquem desidratadas.
As aves marinhas, como o nome já diz, vivem exclusivamente nos mares, oceanos e nas zonas costeiras ao redor do mundo. O corpo delas está adaptado para a vida nesses ambientes de diversas formas. A glândula de sal é uma dessas adaptações, mas podemos recordar outras. Nos pinguins, por exemplo, as asas podem assumir a função de nadadeiras, de forma bem parecida com a de outros seres marinhos, como as baleias e os golfinhos. Já as gaivotas e os albatrozes têm patas no formato de “pés-de-pato”, que permitem que esses animais nadem como patos, é lógico! Além de nadar bem, essas aves podem percorrer pequenas distâncias ou mesmo caminhar em diversos terrenos.
Rafael Fernandes. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 260.
Disponível em: . (Com corte).
Questão 1 – Releia este fragmento do texto:
“Elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas águas dos oceanos.”
Nesse fragmento, o autor refere-se:
______________________________________________________________________________
Questão 2 – Observe:
“Essa glândula retira o sal pela mucosa, através de pequenos canais, e o elimina pela narina na forma de uma secreção [...]”
O autor expõe ações da glândula de sal:
( ) que se somam.
( ) que se alternam.
( ) que se contrastam.
Questão 3 – Em “Pesquisadores já analisaram e identificaram que essa substância tem tanto sal que supera a salinidade do mar.”, a palavra sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – No segmento “O corpo delas está adaptado para a vida nesses ambientes de diversas formas.”, o trecho destacado retoma:
______________________________________________________________________________
Questão 5 – Na parte “[...] ‘pés-de-pato’, que permitem que esses animais nadem como patos, é lógico!”, o vocábulo grifado exprime:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Identifique as aves marinhas que, segundo o texto, “podem percorrer pequenas distâncias ou mesmo caminhar em diversos terrenos”:
( ) pinguins.
( ) gaivotas.
( ) gaivotas e albatrozes.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto tem o objetivo de:
( ) explicar algo.
( ) contar uma história.
( ) discutir um assunto.
camiladudahmn:
Oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
questão 1 releia este fragmento do texto: elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas água dos oceanos nesse fragmento,o autor refere -se : R. as aves marinhas
Respondido por
26
Resposta:
Questão 1- aves marinhas
Questão 2-
Questão 3- tempo
Questão 4-
Questão 5- uma comparação
Questão 6- gaivotas e albatrozes
Questão 7- explicar algo
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Química,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Música,
10 meses atrás