14. À chegada do Agiota, o Diabo lhe dirige a questão: “Como tardastes vós tanto?” Segue-se a explicação do Agiota, a que replica o Diabo: “Ora mui muito m’espanto / não vos livrar o dinheiro!” A julgar pela pergunta do Diabo, o “espanto” referido na segunda passagem é verdadeiro? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em primeiro lugar precisamos entender o que é um agiota e como ele age em inúmeras regiões de todo o Brasil. Uma pessoa que se presta ao serviço de agiotagem é aquele que entra no mundo do crime para enganar pessoas com a falsa esperança de ajuda financeira. De fato, isso acontece, porém as formas de pagamento podem custar até mesmo a sua vida.
Muitas vezes, esses “salvadores” convencem àqueles que estão com dificuldades financeiras através de argumentos como “somos seus amigos”, “em outros lugares você não conseguiria tomar esse dinheiro” ou “você pode pagar quando puder”. No entanto, é de suma importância que não acredite nessas justificativas.
O agiota trabalha, primeiramente, com a manipulação. Ele faz que você acredite na boa intenção dele e que aquilo nem é um crime tão grave, mas a partir do momento que você não segue as cobranças absurdas que eles fazem, surgem ameaças e até mesmo mortes.