13 (Unicamp-SP - adaptada) "Na América do Sul, o que impressiona é a diferença essencial que existe entre a colonização espanhola e a portuguesa. Desde o início, a Coroa de Castela encoraja a imigração de mulheres234 ' Unidade 3 A Era dos Impérios Coloniais-'adais são raros e a preocupação com a ’limpeza d• sangue’ é fundamental, inclusive para o acesso ao -ais altos cargosAdaptado de Marc Ferro, Histôrio dos Colonizações: das conquistos òs independências - séculos XVIll o XX.São Paulo: Cia. das Letras. 1996. p. 135.s i De acordo com o texto, qual o papel da mulher na colonização espanhola? /hh3)0 que foi a política de "limpeza de sangue"?/Hllque, com suas criodas, contribuem paro a expc civilização espanhola na América. As leis de sj dão-lhes direito õ herança, o que aumenta s-r ridade quando são filhos únicos. Os casame-':
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
a) A importância da mulher na colonização da América espanhola foi a de progenitora de novos colonos que expandiriam o projeto dominador no continente sob a forma de trabalhadores, soldados, governantes, representantes da coroa espanhola, etc. Além disso, a presença feminina fortalecia as tradições espanholas no tocante aos casamentos e estabelecimento de uma sociedade aos moldes da europeia.
b) Além de progenitora, a presença feminina na América espanhola tinha como intuito evitar a miscigenação étnica e cultural entre colonizadores e povos colonizados, como indígenas e negros. Logo, o conceito de “limpeza de sangue” remete-se à manutenção as linhagens sanguíneas europeias dentro do círculo social colonizador.
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás