Geografia, perguntado por juliamesquita844, 8 meses atrás

13. (UFG-GO) Analise a charge a seguir.
CAPITALISMO: OS ANOS FINAIS


A charge refere-se a dois temas: o papel do Estado na economia e as relações de trabalho.
Essas mudanças, discutidas desde a década de 1970 e consolidadas na década de 1990, foram
sintetizadas pela denominação "Nova Ordem Mundial". Considerando-se a forma como a charge
explora os temas anunciados, IDENTIFIQUE e EXPLIQUE a mudança, no que se refere à

A) relação entre Estado e economia.
B) organização das relações de trabalho,​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendasousalc
7

Resposta: a) Nos quatro quadros, duas pessoas conversam, sem nenhuma intermediação de qualquer figura ou elemento que aluda ao Estado, sobre a nova circunstância de trabalho. É anunciado que não se precisa de sindicato, de estabilidade, de benefícios. Nesse sentido, as afirmações do personagem masculino evidenciam a ausência da intermediação do Estado na regulação das relações de trabalho, com a imposição do Estado Mínimo (neoliberal), na década de 1990. O uso dos termos “globalização” e “reestruturação” para nomear as situações dispostas em cada quadro reforça essa nova relação entre Estado e economia capitalista. No primeiro caso, com a globalização, a produção de riqueza e seu controle não passariam mais necessariamente pelo espaço nacional. No segundo, a reestruturação implicaria diretamente a retirada de atribuições do Estado.

b) Na charge, várias circunstâncias evidenciam a mudança quanto às relações de trabalho: 1) prescindir da organização coletiva (sindicato); 2) fim da estabilidade no emprego; 3) redução (reestruturação) de benefícios; 4) aparecimento do voluntariado como meio de dinamização da produção e circulação de riqueza. Essas circunstâncias caracterizam e explicam a nova organização das relações de trabalho, consolidada na década de 1990, na medida em que demarcam a flexibilização das relações de trabalho e a reestruturação dos benefícios sociais.

Respondido por RicardoRamos1998
0

A charge em questão, que discute o papel do Estado e as relações de trabalho após a década de 1970, relaciona temas como o neoliberalismo, a globalização e a flexibilização econômica.

Para isso, é preciso compreender o tema do neoliberalismo, dentro da chave da flexibilização econômica.

Neoliberalismo e flexibilização

O neoliberalismo pode ser compreendido enquanto uma mudança da dinâmica entre Estado e economia, onde o Estado de bem-estar social é substituído pelo Estado mínimo.

Nisso, a grande diferença do neoliberalismo, no ponto de vista das relações de trabalho, é pela sua flexibilização, onde o neoliberalismo propõe um modelo com poucos direitos trabalhistas, justificando que tais medidas atrapalham o desenvolvimento econômico.

Para mais sobre o neoliberalismo, leia: https://brainly.com.br/tarefa/52454471

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes