13) Sobre a Sociologia do Brasil, marque a alternativa correta:
a) No Brasil há uma democracia racial.
b) Como somos todos iguais perante a lei, negros e brancos possuem historicamente os mesmos direitos na sociedade, com o advento da democracia.
c) Com a democracia passamos a ser todos iguais perante a lei, com isso, o conflito social do racismo deixou de existir.
d) Florestan Fernandes afirma que mesmo com a democracia, o conflito social do racismo continua existindo como resíduo histórico da formação da sociedade brasileira.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) Florestan Fernandes afirma que mesmo com a democracia, o conflito social do racismo continua existindo como resíduo histórico da formação da sociedade brasileira.
Explicação:
A reflexão acerca da questão democrática no pensamento de Florestan Fernandes nos remete a duas ordens de problemas: os entraves históricos-sociais para a emergência de uma revolução democrática e as possibilidades de uma sociedade democrática no Brasil. Distingue-se no debate do seu tempo pela radical idade de seu pensamento. Seu instrumental teórico-metodológico, filiado à dialética marxista, o municia a enfrentar o tema considerando a sociedade como marcada pelo conflito e contradição de classes. E mais, situa-se ao lado das classes subalternas, dos despossuídos explorados e oprimidos. Tal compromisso histórico propicia, segundo Florestan, tornar a república democrática uma realidade e não uma ficção.
Podemos divisar no tratamento dos seus temas duas orientações distintas que se combinam, o rigor científico na análise e o caráter ensaístico do crítico militante. Este último se acentua após o seu desligamento compulsório da Universidade de São Paulo em 1969, pelo AI- 5 da ditadura militar. Seus escritos se convertem em literatura de denúncia intelectual e de luta política em favor das maiorias oprimidas, subalternizadas, exploradas e excluídas.