13. Existe um grau de luminosidade em que as taxas de respiração e fotossíntese de uma planta são iguais: é o ponto de compensação fótico. a. Nesse ponto, qual a relação entre as quantidades de oxigênio absorvido e produzido pela planta? b. Para que a planta possa crescer, a intensidade de luz que ela precisa receber deve ser superior à de seu ponto de compensação. Explique por quê.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Primeiramente, devemos saber que o ponto de compensação fótico é quando tudo que a planta produz é consumido na respiração celular.
Sendo assim:
a) A relação de oxigênio produzido e absorvida pela planta é de intensidades iguais, visto que, como ela está no seu ponto de compensação, sua respiração celular está consumindo tudo que está sendo produzido, e assim, a planta não está liberando oxigênio para o meio.
b) Para que a planta possa crescer, ela deve estar acima do ponto de compensação fótico, pois assim, ela estará produzindo muito mais oxigênio e matéria orgânica, e desta forma, a respiração celular irá consumir só uma pequena porcentagem, e o que sobrar irá para o crescimento do corpo vegetal.
Perguntas interessantes