Filosofia, perguntado por lobinhasilva51, 3 meses atrás

12. Sócrates representa um marco importante na história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procurava o conhecimento indagando o homem. Das alternativas abaixa assinale a INCORRETA. a) O método socrático compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia. b) Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus diálogos, o seu mestre. c) Tal como os sofistas, Sócrates costumava cobrar dinheiro pelos seus ensinamentos. d) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriel11silva
1

Resposta:

Diferente dos sofistas, Sócrates não cobrava pelos seus ensinamentos. Letra c.

Explicação:

Sócrates é um divisor de águas na filosofia, por isso existe o termo pré-socrático, que representa a atividade filosófica antes da revolução proposta por Sócrates.  

Façamos uma análise das alternativas:

  • a) Essa alternativa está correta. Sócrates acreditava que todo o conhecimento residia dentro do homem, que precisava colocá-lo para fora para que fosse relembrado, ação que remete à um parto, origem etimológica da palavra maiêutica (que inclusive era a profissão da mãe de Sócrates, parteira), e junto a essa narrativa, Sócrates confrontava o interlocutor com a ironia, mostrando que o indivíduo não tinha tanto conhecimento quanto imaginava.
  • b) Verdadeiro. Sócrates não deixou nada escrito, todos os registros que conhecemos, foram feitos por Platão, que utilizava frequentemente o mestre em seus diálogos filosóficos.
  • c) Falso. Sócrates não cobrava por seus ensinamentos, inclusive, havia certa rivalidade entre Sócrates e os sofistas.
  • d) Verdadeiro, a máxima de Sócrates que afirma "só sei que nada sei" demonstra justamente a complexidade da questão do conhecimento e da busca da verdade, quanto mais se estuda, mais se percebe o quão pouco sabemos, e o quanto precisamos buscar cada vez mais a sabedoria.

Essas são as principais características de Sócrates, que filosofava através do diálogo, e por defender suas ideias, foi condenado à morte, preferindo se envenenar à abandonar a sua filosofia e a sua cidade.

Para saber mais sobre Sócrates leia: https://brainly.com.br/tarefa/21167748

Anexos:
Perguntas interessantes