12.As plantas sâo tema de diversas manifestações artísticas. Leia a tetra da música Pétalas, de Alceu Valença.PétalasAs borboletas voam sobre o meu jardimSâo cores vivas, pousam sobre as onze-horasNas rosas daras, violetas e jasminsUm beija-flor traindo a rosa amarelaBeijou a bela margarida infielPapoula e dilia estão cravadas de dúmesE o beija-flor beijando flores a granelPétalas, asas amarelasPétalas, espinho secoFolha, flor, lagartaPétalasAs flores voam e voltam na outra estação Só serei flor quando tu flores no verãoValcnça, Akeu, Azul, Herbert. Pétalas Intérprete: Alceu Valença.In: Maraeatus, batuques t ladeiras. Rio de Janeiro: BMCi Artoia, 1994 1 CD. Faixa 11.a)Onze-horas. rosas, violetas e jasmins são algumas plantas mencionadas na música. A que grupo essas plantas pertencem? justifique sua resposta.b)Os versos da música representam um processo relacionado a reprodução dessas plantas. Oè o nome desse processo e de alguns seres vivos que o realizam.
Soluções para a tarefa
Olá!
Respondendo as quetões:
a)Onze-horas, rosas, violetas e jasmins são algumas plantas mencionadas na música. A que grupo essas plantas pertencem?
Onze-horas, rosas, violetas e jasmins são flores que têm a estrutura reprodutiva característica de plantas do grupo das espermatófitas ou fanerógamas. A função de uma flor é produzir sementes através da reprodução sexual.
b)Os versos da música representam um processo relacionado a reprodução dessas plantas. Dè o nome desse processo e de alguns seres vivos que o realizam.
Certamente no texto describese um processo relacionado a reprodução quando diz que "um beija-flor traindo a rosa amarela Beijou a bela margarida..."
Refere-se ao processo de polinização que é uma transferência de pólen dos estames para o estigma ou parte receptiva das flores nas angiospermas, onde os óvulos da flor germinam e fecundam, possibilitando a produção de sementes e frutos.
O transporte de pólen pode ser realizado por diferentes agentes que são chamados de vetores de polinização que podem ser tanto bióticos, como pássaros, insetos (principalmente abelhas), morcegos.; como abiótico, por exemplo, água ou vento.