11)Condutância é o inverso de resistência elétrica (G= 1 sobre R). Condutividade o
É o inverso de resistividade p, em que o= 1 sobre P. REESCREVA AS EXPRESSÕES DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA LEI DE OHM UTILIZANDO A CONDUTÂNCIA E A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA COMO PARÂMETROS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
G = i/V; σ = i.L/V.A; G = σ.A/L .
Explicação:
A primeira lei de Ohm:
Isso quer dizer que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica tem um valor constante. Essa constante é simbolizada pela letra R. A primeira lei de Ohm estabelece que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual a resistência elétrica desse condutor.
V = R.i
Onde, R é a resistência do material, i é a corrente elétrica que passa por um condutor e V é a tensão ou diferença de potencial (ddp) gerada por esse condutor.
A segunda lei de Ohm:
A segunda lei de Ohm descreve as grandezas que influenciam na resistência elétrica de um condutor homogêneo. Foi através de experimentos que Ohm verificou que a resistência elétrica de um determinado condutor dependia basicamente de quatro variáveis: comprimento, material, área de secção transversal e temperatura.
R = ρ.L/A
Onde:
R é a resistência elétrica do condutor, L é o comprimento desse condutor, A é a área da secção transversal do condutor e ρ é uma constante de proporcionalidade característica do material, conhecida como resistividade elétrica.
Reescrevendo as duas leis em função da condutância e a condutividade elétrica:
=> V = i/G => G = i/V
=> V = i(ρ.L/A) = i.L/σ.A => σ = i.L/V.A
=> R = ρ.L/A = L/σ.A => 1/R = σ.A/L => G = σ.A/L