1°questã aqueda da Monarquia e o estabelecimento da República no Brasil resultaram de um conjunto de transformações. sobre isso, responda:
A) porque os militares estavam insatisfeitos com o governo Imperial?
B)Que motivos geraram o afastamento entre a Igreja Católica e a monarquia, fato que ficou conhecido como questão religiosa?
C) os cafeicultores do oeste paulista defendiam a implantação da República e do federalismo no país. De que forma eles seriam beneficiados com tais mudanças?
D) com a abolição da escravidão em 1888, muitos fazendeiros de café do Vale do Paraíba, tradicionalmente Aliados do Imperador, também passaram a apoiar o movimento republicano. porque?
Soluções para a tarefa
(A) Os militares estavam insatisfeitos com suas remunerações, queriam melhorias no sistema de promoção de carreira e a permissão para opinar suas posições políticas, algo proibido na época. Isso contribuiu para que o republicanismo fosse ventilado no seu interior.
(B) A Igreja Católica se afastou da Monarquia Brasileira, dentre outras razões, pelo fato do Estado Brasileiro se recusar a atender a uma série de demandas ideológicas dos católicos e, na visão da Igreja, "proteger" doutrinas e sacerdotes que defendiam teses condenadas pela Igreja.
(C) Eles eram beneficiados pois eles mesmos controlavam o poder político nas novas unidades federativas.
Ou seja, os próprios latifundiários passavam a ocupar os cargos executivos e legislativos que eram criados ou fortalecidos pela "Revolução Republicana", expandindo ainda mais o seu poder econômico por meio da expansão do seu poder político.
Colocavam em prática, também, políticas econômicas que muito os beneficiavam, como a compra dos excedentes das colheitas.
(D) Os fazendeiros romperam com Dom Pedro II por conta do não pagamento de indenização logo após a abolição dos escravos em 13 de maio de 1888. Com isso, os fazendeiros se aproximaram do movimento republicano.
É isso<33✨