10-Último representante do regime absolutista na Europa, a Rússia vivenciou, no início do século XX, um processo revolucionário que destituiu o czarismo e instalou o governo socialista. Sobre a Revolução Russa de 1917, analise as seguintes proposições. ( ) Em princípios do ano de 1917, a Rússia dos czares vivenciava uma grave crise socioeconômica, com flagrante empobrecimento da população, deserção de soldados e greves. ( ) A desastrosa participação da Rússia na I Guerra Mundial agravou a crise política, que levou à abdicação compulsória do czar e à instalação de um governo provisório liderado pela “Duma”. ( ) Com a subida de Lenin ao poder, formou-se a denominada República Soviética Russa, em cujo governo foram estatizados bancos, fábricas, estradas de ferro, entre outros. ( ) A vitoriosa campanha russa na I Guerra Mundial garantiu a esse país a recuperação econômica, por retomar as minas da Alsácia-Lorena, e a estabilidade política, com a instalação do regime de governo socialista. ( ) Com a implantação do governo stalinista, a Rússia aproximou-se das demais nações europeias, fortalecendo os laços comerciais e estabelecendo alianças políticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu ACHO que é
(V)
(V)
(F)
(F)
(F)
Resposta:
V-V-V-F-F
Explicação:
Verdadeira. A retração da economia e o crescimento do desemprego, gerados pela guerra, desorganizaram o sistema de produção russo, prejudicando, sobretudo, os
grupos sociais mais desfavorecidos.
Verdadeira. Muito embora já houvesse um desgaste anterior do regime czarista, a inserção da Rússia, por Nicolau II, na I Grande Guerra, constituiu-se no ato final para a sua queda definitiva.
Verdadeira. Em contraposição ao liberalismo, o governo socialista estatizou bancos, fábricas e estradas de ferro, dando início ao longo período de dirigismo econômico, ou seja, de intervenção estatal.
Falsa. A participação da Rússia na I Guerra Mundial foi desastrosa. A Alsácia-Lorena eram territórios disputados entre a França e a Alemanha. Embora o regime socialista
tenha perdurado por muitos anos, essa estabilidade não foi motivada pela participação russa na I Grande Guerra.
Falsa. Embora fosse um estado forte, entre outras cosias pela anexação política de vários territórios do leste europeu que passaram a constituir a URSS, o governo de Stalin isolou-se das nações da Europa ocidental.
Espero ter ajudado