Geografia, perguntado por anabeatriz57941, 8 meses atrás

10. Sabemos que no Brasil não ocorrem terremotos e tsunamis, há alguns motivos
que explicam tal situação do nosso país. Quais seriam esses?
A
tt​

Soluções para a tarefa

Respondido por Lelacopiz
1

Resposta:

Estamos livres de uma série de desgraças como terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismo e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma (rochas derretidas pelo calor) entre 1 e 20 centímetros por ano. Nos encontros dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões.

Explicação:

resumindo: No Brasil não há limite de placas ativas, estamos em uma grande placa (espero ter ajudado)


anabeatriz57941: obrigada
Respondido por sucabrasill
1

Terremotos normalmente só acontecem nas fronteiras das placas tectônicas. As placas tectônicas são grandes formações rochosas que “flutuam” sobre o magma da Terra. E, sobre elas, está a crosta terrestre: mares, continentes e tudo mais pode onde a gente anda. 

  • O problema acontece quando as placas tectônicas se movimentam e se “chocam”: batem uma na outra; uma sobe a outra desce, e etc. Quando isso acontece, pode esperar: lá vem terremoto.

Explicação:

  1. O Brasi abençoado por Deus, está bem no meio da placa sul-americana. O limite mais próximo com outra placa tectônica fica no meio do Atlântico, junto com a placa africana. Mas, ao do contrário do que acontece com boa parte das placas, as tectônicas da América do Sul e da África estão se afastando. Quer dizer, a chance de elas se “abalroarem” é mínima.
  2. E são dos terremotos no mar que surge a maior parte dos tsunamis. Os tsunamis são a energia do terremoto no meio do mar trazida ao mar em forma de ondas. Sem terremoto, sem tsunami.

Espero ter ajudado.

Sucesso nos estudos!!

Perguntas interessantes