10. Sabemos que no Brasil não ocorrem terremotos e tsunamis, há alguns motivos
que explicam tal situação do nosso país. Quais seriam esses?
A
tt
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estamos livres de uma série de desgraças como terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismo e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma (rochas derretidas pelo calor) entre 1 e 20 centímetros por ano. Nos encontros dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões.
Explicação:
resumindo: No Brasil não há limite de placas ativas, estamos em uma grande placa (espero ter ajudado)
Terremotos normalmente só acontecem nas fronteiras das placas tectônicas. As placas tectônicas são grandes formações rochosas que “flutuam” sobre o magma da Terra. E, sobre elas, está a crosta terrestre: mares, continentes e tudo mais pode onde a gente anda.
- O problema acontece quando as placas tectônicas se movimentam e se “chocam”: batem uma na outra; uma sobe a outra desce, e etc. Quando isso acontece, pode esperar: lá vem terremoto.
Explicação:
- O Brasi abençoado por Deus, está bem no meio da placa sul-americana. O limite mais próximo com outra placa tectônica fica no meio do Atlântico, junto com a placa africana. Mas, ao do contrário do que acontece com boa parte das placas, as tectônicas da América do Sul e da África estão se afastando. Quer dizer, a chance de elas se “abalroarem” é mínima.
- E são dos terremotos no mar que surge a maior parte dos tsunamis. Os tsunamis são a energia do terremoto no meio do mar trazida ao mar em forma de ondas. Sem terremoto, sem tsunami.
Espero ter ajudado.
Sucesso nos estudos!!