Português, perguntado por gabrielagoncalvescam, 3 meses atrás

10. Releia o trecho a seguir e responda:
É também entender a História do Brasil, marcada por um descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que faz muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.

a) Explique a ideia de que ''caso social é caso de polícia''. Você concorda com isso ou discorda?
b) Essa frase pode se considerada um contra-argumento do autor? Por quê?
c) Que palavra ou expressão marca e refutação do autor á ideia apresentada? Explique.
d) Que proposta você tem ouvido por diferentes setores para ''resolver'' o problema do envolvimento de crianças e adolescentes com o crime? Essas propostas são iguais ou diferentes das do autor? Qual é sua opinião sobre elas?

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuellestm56
8

a) Concordo. Casos sociais envolvem, geralmente, preconceitos contra raça, religião, orientação sexual e pessoas de regiões.

b) Não, pois, o contra argumento é uma forma de usar o argumento de alguém contra ela mesma. No caso referido, o autor está afirmando um fato.

c) A História do Brasil não é muito diferente de várias outras quando se trata de elite. No texto, pode-se usar de refutação o trecho "Esse descaso é simbolizado por uma frase que faz muito sucesso na política brasileira".

d) As propostas são:

  • aplicar estudos em casa e na escola, de forma a fazê-las entenderem que as decisões da sua vida podem ser boas ou ruins no seu futuro.
  • mostrar que há caminhos mais árduos, porém mais recompensadores que se envolver com o crime
  • dar mais oportunidade para os menos privilegiados na sociedade.

De acordo com o texto, o autor não concorda muito com essas propostas. Pois, ele acredita fielmente que independente das tentativas, os casos sociais sempre serão mais alarmantes e abrangentes que qualquer proposta feita.

O que são casos sociais?

Casos sociais estão atribuídos no nosso cotidiano. Eles estão inseridos na sociedade, muitas vezes disfarçados. São preconceitos que podem passar despercebidos para alguns, mas quem sofre, entende bem.

São casos extremos que ocorrem no Brasil e passam em branco pela sociedade burguesa brasileira. Casos de racismo, xenofobia, homofobia e intolerância religiosa acontecem diariamente no Brasil.

Entenda mais sobre casos sociais: https://brainly.com.br/tarefa/14866650

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes