Ed. Física, perguntado por dayennelima79, 1 ano atrás

10 regras de tênis de mesa resumido​

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Respondido por marcelax98
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Resposta:

10 regras básicas do tenis de mesa

Explicação:

A Raquete  

- 1 - A raquete deverá ser de borracha ou pino, não podendo a madeira tocar na bolinha.  

- 2 - A borracha deverá ser da cor Vermelha e/ou Preta; mas nunca usando a mesma cor na raquete.  

Início da Partida  

- 1 - Os jogadores têm direito a até 2 minutos de aquecimento para se familiarizarem com a mesa e a iluminação do evento;  

- 2 - Antes de iniciar o jogo o juiz irá fazer um sorteio para definir o saque e o lado que cada jogador irá atuar no 1º set;  

- 2.1 - Quem ganhar o sorteio escolherá se deseja Bola ou Lado; se obtar por bola ele sacará ou receberá o 1ºsaque; do contrário, o lado que irá atuar no 1º set.  

A Partida  

- 1 - Constitui-se de sets de 11 pontos. Será jogada em melhor de três, cinco ou sete sets. No caso de empate  

em 10 pontos o vencedor será o que abrir 2 pontos de vantagem sobre o adversário.  

- 2 - O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.  

- 3 - Na partida quando houver "negra"(1 a 1 em sets), os jogadores devem mudar de lado logo que um dos jogadores consiga 05 pontos.  

- 4 - Pode ser pedido um tempo por jogo de duração de 1 min.  

O Saque  

- 1 - A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do receptor.  

- 2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.  

- 3 - Cada jogador tem direito a 2 saques seguidos..  

- 4 - Ao contrário do Ping-Pong o saque é livre a critério do jogador que sacará, ou seja, vale sacar de qualquer lugar atrás da linha da mesa para qualquer lugar, ao contrário do ping-pong que tem que sacar cruzado, no Tênis de Mesa pode-se cruzar ou sacar na paralela porque o saque é LIVRE respeitando as demais regras do saque.  

- 5 - Com o placar 10 -10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.  

- 6 - O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (cara ou coroa / par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set começará recebendo no 2° set e assim sucessivamente.  

Obstrução (não vale ponto)  

A partida deve ser interrompida quando:  

- 1 - O saque "queimar" a rede.  

- 2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).  

- 3 - O saque pode queimar a rede INDEFINIDAMENTE ( ou seja, pode queimar quantas vezes quiser que ainda assim NÃO VALERÁ ponto como no Ping-Pong que se queimar 3 vezes é ponto).  

O ponto:  

A não ser que a partida sofra obstrução, um jogador perde um ponto quando:  

- 1 - Erra o saque.  

- 2 - Erra a resposta.  

- 3 - Toca na bola duas vezes consecutivas.  

- 4 - A bola toca em seu campo duas vezes consecutivas.  

- 5 - Bate com o lado de madeira da raquete.  

- 6 - Movimenta a mesa de jogo.  

- 7 - Toca a rede ou seus suportes.  

- 8 - Sua mão livre toca a superfície da mesa durante a sequência.  

Correção da Ordem de Sacar, Receber ou Lado  

- Se um jogador der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. Ex.: 5 a l, o saque mudou em 6 a 1; o jogador que sacar terá apenas um saque. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado, assim que se perceber o erro isso deve ser feito. Nesse caso, a contagem será a mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma  

haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.  

JOGOS DE DUPLAS  

Valem as mesmas regras, sendo que:  

1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.  

2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.  

3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:  

Atleta A saca para o X  

Atleta X saca para o B  

Atleta B saca para o Y  

Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.  

No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.  

4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.

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