História, perguntado por hahaha12356, 4 meses atrás

1° Questão
Quando foi proclamada a república, o exército (condutor do golpe) tratou de tirar proveito. Quais as duas medidas tomadas em benefício do exército?
2° Questão
Durante o governo provisório de Deodoro, Rui Barbosa assumiu como ministro da fazenda. Qual o resultado, das medidas tomadas por Rui Barbosa?
3° Questão
Um dos pontos da Constituição de 1891 falava sobre o direito ao voto. Comente sobre isso.
4° Questão
Um dos pontos da Constituição de 1891 estabelecia o federalismo como forma de governo. O que isso representava para os estados?
5° Questão
Qual o resultado da primeira eleição presidencial?
6° Questão
Mesmo irregular o Partido Republicano Paulista/PRP (principal força política do Brasil na época) garantiu a sucessão para Floriano. Por que o PRP garantiu essa sucessão?
7° Questão
Comente sobre a revolução feferalista.
8° Questão
Comente sobre a revolta da armada.



POR FAVOR GENTE É PRA AMANHÃ

Soluções para a tarefa

Respondido por SadBoyIsGood7
3

1. O governo monárquico foi derrubado por um golpe militar. A Proclamação da República foi um movimento eminentemente elitista que ocorreu sem luta e sem a participação direta das camadas populares. Uma aliança entre a elite militar do Exército e os fazendeiros cafeicultores do oeste paulista possibilitou aos republicanos tomarem o poder.

2. Sem abandonar o setor primário, do qual a economia brasileira e o próprio governo eram absolutamente dependentes, o programa dividiu o país em três grandes regiões bancárias autorizadas a emitir dinheiro, cuja garantia (lastro) eram títulos da dívida pública. Pressionado, o governo terminou credenciando outros bancos a emitirem papel-moeda, criando um volume de dinheiro circulante muito além do que o país necessitava

3. A proibição do uso de brasões ou títulos nobiliárquicos;

A instituição do voto universal para cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 21 anos;

A criação do Poder Legislativo bicameral. Os deputados tinha um mandado de três anos e os senadores nove anos.

4. Assim, no federalismo, estados e municípios garantiam para si grande autonomia política do Governo Federal

Essa descentralização da política deu força a uma das características mais marcantes da Primeira República: o poder dos coronéis.

Por meio desse sistema, os estados ganharam para si um enorme poder. 

5. Foi no ano de 1891 que o Brasil teve o primeiro

presidente eleito. Porém, este não foi por meio

de eleição direta.

Com a Proclamação da República do Brasil,

em 15 de novembro de 1889, um Governo

Provisório foi instaurado. Quem assumiu

o posto de Presidente da República foi o

proclamador da República, Deodoro da

Fonseca.

6. Depois de tumultuosos governos militares, o Brasil começava sua fase civil na presidência. Floriano não conseguiu indicar um candidato à sua sucessão, por causa da falta de apoio. Prudente de Moraes foi eleito em 1º de março de 1894 e tornou-se o primeiro civil a assumir a presidência da república.

7. A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu onde hoje é a Região Sul do Brasil, entre 1893 e 1895, logo após a Proclamação da República. O conflito originou-se da crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor que pretendia libertar o Rio Grande do Sul da governança de Júlio de Castilhos, então presidente do estado, conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da então recém proclamada República.

8. A Revolta da Armada aconteceu no Rio de Janeiro e refletiu a insatisfação da Marinha por não participar de forma mais efetiva da república. Desde a proclamação, em 15 de novembro de 1889, que o Exército assumiu o protagonismo do movimento e a formação do governo.

Bons Estudos, eu espero ter ajudado!


SadBoyIsGood7: marque como a melhor resposta :)
SadBoyIsGood7: qual teu nome?
Perguntas interessantes