Física, perguntado por yasminvaz27, 8 meses atrás

10) Qual é o ciclo de vida de uma estrela como o Sol? *
5 pontos
a) Gases; próto-estela; estrela "bebê"; estrela jovem; estrela de meia-idade; estrela velha; gigante vermelha; nebulosa planetária e anã branca.
b) Gases; anã branca; estrela "bebê"; estrela jovem; estrela de meia-idade; estrela velha; gigante vermelha; próto-estrela e anã negra.
c) Gases; estrela "bebê"; estrela jovem; estrela de meia-idade; estrela velha; nebulosa planetária; anã branca e anã negra.

Soluções para a tarefa

Respondido por bruna019293
10

O ciclo de vida de uma estrela parecida com o Sol. ... O Sol tem 4,6 bilhões de anos e a 18 Sco tem 2,9 bilhões de anos, enquanto a gêmea solar mais velha tem cerca de 8,2 bilhões de anos - a estrela deste tipo mais velha identificada até hoje.

LETRA A:)

Respondido por Congelunar
1

Resposta rapida: LETRA A ME COLOQUE COMO MELHOR RESPOSTA DEMOROU EU EXPLICAR TUDO BLZ

SE QUISER ESTUDAR MAIS SORE O ASSUNTO AQUI ESTA

Quais são os diferentes tipos de estrelas?

As estrelas são formadas por nuvens de gás interestelar, que por sua vez são constituídas por poeira cósmica e hidrogênio. Mediante a sua massa e seu brilho aparente, podemos classificá-las em:

O sol, estrela central do Sistema Solar, é considerado uma estrela anã !

O Sol orbita o centro da galáxia.

O Sol é a estrela mais próxima do planeta Terra !

Estrelas gigantes e supergigantes

São estrelas  mais antigas e mais quentes que as estrelas anãs. Podem ser milhares de vezes mais brilhantes que o Sol e, pelo menos, dez vezes maior do que o sol.  Essas estrelas estão subdivididas em:

Gigantes vermelhas - São estrelas que ainda não começaram a fundir Hélio em seus núcleos, por isso, são um pouco mais frias do que eram no início de suas vidas;

Gigantes azuis - são estrelas muito antigas, grandes, extremamente luminosas e quentes. Devido a sua alta temperatura, as gigantes azuis são muito conhecidas por fundir átomos de Hélio;

Supergigantes - estão entre as estrelas mais maciças, apresentam um tempo de vida relativamente curto por causa de sua massa excessiva. O final de suas vidas é marcado por eventos cósmicos explosivos, podendo dar origem aos fascinantes buracos negros;

Com a morte das estrelas de massa menores pode levar à formação de outas estrelas, como:  anãs marrons, anãs brancas, estrelas de nêutrons e pulsares.

Descubra os assuntos de fisica que caem no Enem e como estudar física de maneira eficaz com um professor de física particular !

Quais são os estágios da vida de uma estrela ?

Mas o que acontece depois que nasce uma estrela?

Uma protoestrela precisa ter a massa mínima de aproximadamente 10 % da massa do Sol para seu núcleo atingir a temperatura suficiente para as reações nucleares e formar uma estrela. Se essa massa for menor do que isso, ela será uma anã marrom.

Ao atingir a massa mínima para virar uma estrela, a estrela chega a etapa mais longa da vida, a fase da Sequência Principal. Nessa fase, a estrela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente. Quando as estrelas consomem o hidrogênio no núcleo, que corresponde a aproximadamente 10% de sua massa total, elas saem da Sequência Principal. Nesse momento, a geração de energia passa a acontecer apenas na camada externa, onde a temperatura e a densidade são suficientes para manter as reações nucleares.

Nesta fase, nenhuma energia é gerada e, portanto, a estrela se contrai rapidamente, aumentando um pouco sua luminosidade. As camadas externas reajustam ao aumento de luminosidade se expandindo, com a área superficial aumentada, a temperatura tende a diminuir. Assim, a luminosidade da estrela aumenta e ela se torna mais vermelha, o que os astrofísicos chamam de Gigantes Vermelhas.

Nesse estágio de gigante vermelha, as estrelas produzem energia transformando hélio em carbono no núcleo, e hidrogênio em hélio, formando uma fina camada externa ao núcleo. Assim que o hélio se esgota no núcleo, as estrelas de massa até dez vezes a massa solar não têm mais como retirar energia através de fusão nuclear, já que sua temperatura do núcleo não ficara alta suficiente para fundir o carbono. As estrelas com massas acima das dez massas solares conseguirão fundir o carbono até o núcleo de ferro.

E o que acontece depois ?

O tempo de vida de uma estrela dependerá da sua massa, quanto maior, mais calor e luz essa estrela irá liberar. A sua morte acontece no exato momento em que a estrela tiver queimado todo o combustível. Se ela tiver menos de dez vezes a massa do Sol, após tiver queimado todo o hélio do núcleo, essa estrela ejetará uma nebulosa planetária, seu núcleo remanescente será uma Anã Branca.

Se a estrela tiver uma massar maior que dez vezes a do Sol, ela terá uma morte explosiva, o que chamamos de Supernova. Com a energia dessa explosão, os gases liberados no espaço serão incorporados ao meio interestelar e a outras nebulosas, podendo dar origem a novas estrelas. Se o destino do núcleo que sobra possuir um campo magnético forte, será um pulsar. Se a massa que sobra após a explosão de supernova for maior do que três massas solares, então ela dará origem a um buraco negro.

O buraco negro é um desafio para os estudantes de física.

Os buracos negros têm a capacidade de atrair tudo ao seu redor !

Resumindo ...

Os estágios do ciclo de vida de uma estrela com massa semelhante ao do sol :

Nebulosa Estelar

Estrela de Sequência Principal

Estrela Gigante Vermelha

Nebulosa Planetária

Anã branca

Anão negro

Estágios do ciclo de vida de uma estrela maciça

Nebulosa Estelar

Estrela de sequência Principal Maciça

Estrela Supergigante Vermelha

Super Nova

Estrela de nêutrons (ou buraco negro)

Explicação: SE GOSTOU PORFAVOR DEIXA O CORAÇÃO E DEIXA COMO MELHOR RESPOSTA OBRIGADO <3

Perguntas interessantes