Biologia, perguntado por brenoaugustof12, 8 meses atrás

10 Exemplos sobre protozoários me ajudem !

Soluções para a tarefa

Respondido por ramosguerraleticia
1

Resposta:

Os protozoários considerados PARASITAS (são àqueles que causam doenças, pois todo ser parasitário gera prejuízo ao ser em que eles se inserem.) ALGUNS protozoários habitam vetores INTERMEDIÁRIOS outros são de VIDA LIVRE.

Doenças: 1)Protozoário Trypanosoma cruzi (Vive dentro do Barbeiro) e causa da DOENÇA DE CHAGAS.

2)Leishmania brasiliensis ( Vive dentro de um mosquito) e causa da DOENÇA LEISHMANIOSE

3) Entamoeba histolytica (vida livre) e causa a doença AMEBÍASE relacionada com a precarização da higiene na lavagem ou cozimento de alimentos.

4)Toxoplasma gondii (Vive dentro de mamíferos pequenos, na literatura, aborda-se o gato como o maior veículo deste). Causa da doença TOXOPLASMOSE.

5) Plasmodium sp. (Vive dentro de um mosquito ANhOPOLES) - ESTE  Sp SIGNIFICA UMA ABREVIAÇÃO de que existem mais de uma espécie de Plasmodium, saber do seu hospedeiro tb é importante, pois a picada da FÊMEA deste mosquito no qual o plasmodium vive é precursor da DOENÇA MALÁRIA.

6) Giardia lamblia (vida livre) CAUSA DA DOENÇA GIARDÍASE.

7) Trichomonas vaginalis (Vida livre em sanitários, toalhas, roupas de cama, mas DE FORMA SUMA é uma DST). Relaciona-se com doenças sexualmente transmitidas TRICOMONÍASE.

8)Trypanosoma brucei sp (SP PQ EXISTE MAIS DE UMA ESPÉCIE). EX DE UM Trypanosoma brucei gambiense (VIVE DENTRO DE UM MOSQUITO). Causa a doença A doença do sono TRIPANOSSOMÍASE.

9) Leishmania chagasi ( Outra espécie do protozoário Leishmania, TB VOVI DENTRO DE UM MOSQUITO, mas está espécie causa a DOENÇA Leishmaniose Visceral .)

10) Plasmodium SP. DOENÇA MALÁRIA causada de forma induzida ou vertical (congênita). Induzida por meio do uso de seringas ou outros objetos perfurocortantes contaminados com o sangue de alguém que está contaminado. Vertical: Por meio do parto de mãe para filho, cuja a premissa é tida por meio de erros médicos que viabilizam um possível contato entre o sangue da mãe e o do filho (MALÁRIA CONGÊNITA).    CONFESSO QUE AS DUAS ÚLTIMAS EU TIVE QUE "EMBROMAR" VISTO QUE, EU USEI O MESMO GÊNERO DE UM PROTOZOÁRIO MAS COM ESPÉCIES DIFERENTES, EMBORA A DOENÇA DA LEISHMANIOSE REALMENTE SE DIFERENCIE, EU NÃO POSSO TE DAR PROPRIEDADE DE DIFERENÇAS NA DOENÇA DA MALÁRIA ADQUIRIDA DE FORMA induzida ou vertical.

Perguntas interessantes