1°) Como seria sua análise?
Um carro quando está parado em uma sinaleira está em repouso e ao iniciar o movimento ele aumenta sua velocidade, neste instante o movimento é uniformemente variado, quando estabiliza sua velocidade, por exemplo, a 40 km/h passa a ser movimento uniforme. A mesma situação ocorre em diversos outros exemplos no cotidiano.
Soluções para a tarefa
▣ M.R.U.
Quando um corpo (no caso o veículo) move-se em linha reta e em velocidade constante, podemos dizer que o movimento realizado é retilíneo uniforme (M.R.U.). A aceleração é nula nesse tipo de movimento, ou seja, a velocidade será a mesma em qualquer trecho do trajeto. Podemos então afirmar que variações de tempo iguais resultarão em variações de espaço iguais.
Quando o veículo do enunciado atingir os 40 km/h, sua velocidade estabiliza-se, ou seja, a aceleração torna-se nula. A partir desse ponto as mesmas distâncias serão percorridas em um mesmo intervalo de tempo.
Podemos citar mais exemplos de movimento retilíneo uniforme, como pessoas caminhando na calçada a uma velocidade constante, um trem mantendo a mesma velocidade durante seu trajeto em uma ferrovia, um avião em sua velocidade de cruzeiro, etc.
▪ Fórmula:
Ao tratar-se de M.R.U., para calcular valores como velocidade, variação de espaço ou variação de tempo, usamos a equação horária da posição:
Lembrando que:
- V = velocidade mantida pelo corpo durante o movimento;
- t = tempo decorrido;
- S = posição final;
- S₀ = posição inicial.
▣ M.R.U.V.
O movimento retilíneo uniformemente variado é caracterizado por ter aceleração diferente de zero (pode ser positiva ou negativa). Caso a aceleração seja maior que zero, a velocidade aumentará com o tempo, e se for menor que zero a velocidade diminuirá.
Esse tipo de movimento é mais comum que o primeiro. Podemos citar um veículo freando, um trem partindo da estação, uma bola de futebol após ser chutada e até mesmo a gravidade.
▫ Movimento progressivo: o corpo se desloca no mesmo sentido da orientação da trajetória. A velocidade é considerada positiva. Isso não significa que a aceleração deva ser igual ou maior que zero: ela pode ser negativa.
▫ Movimento retrógrado: o corpo se desloca no sentido contrário à orientação da trajetória. A velocidade é considerada negativa. Nesse tipo de movimento a aceleração não necessariamente é igual ou menor que zero: ela pode ser positiva.
Entenda um pouco mais sobre esse conceito da aceleração:
▫ Movimento acelerado: nesse caso, a aceleração possui o sinal igual ao da velocidade. Isso significa que se um veículo está movendo-se retrogradamente e sua aceleração é negativa, o móvel está em movimento acelerado. Nesse caso a nomenclatura completa seria movimento retrógrado acelerado.
▫ Movimento retardado: damos ao movimento essa denominação quando a velocidade possui sinal diferente da aceleração. Considere, por exemplo, um veículo que desloca-se progressivamente em uma rodovia. No instante em que o motorista pressiona o pedal do freio, inicia-se um movimento progressivo (a velocidade ainda é positiva) retardado (a aceleração é negativa e a velocidade é reduzida com o tempo).
✚ EXTRA ✚
☞ Alguns exercícios para praticar:
https://brainly.com.br/tarefa/25457834
https://brainly.com.br/tarefa/25779792
https://brainly.com.br/tarefa/25444006
https://brainly.com.br/tarefa/25627404