1°) Assista ao filme: "O menino que descobriu o vento" --Disponível na Netflix e escreva alguns princípios éticos e morais que você descobriu no Filme. Anote aqui:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
Força. Não há palavra melhor para definir O menino que descobriu o vento. A força de tudo que vemos na tela só aumenta quando nos lembramos (ou ficamos sabendo) que a história trazida em O menino que descobriu o vento é real.
Nós também temos contato com outra força: a da natureza logo no começo de O menino que inventou o vento. No Malauí de 2001, o homem destrói a vegetação local em busca de progresso. A resposta vem como um golpe de esquerda na boca do estômago de todos, inclusive de quem está assistindo ao filme: a chuva intensa seguida de uma seca ferrenha inviabiliza a produção rural e compromete a renda e, por tabela, a felicidade da família de William e de tantas outras que não sabem se sustentar de outra forma.
William está fora da escola por falta de dinheiro e tem que contar com a ajuda de um ex-professor para liberar acesso ao livro (a força da educação é descomunal no futuro de William) e mostrar aos outros que ele pode construir a engenhoca necessária para realizar tal feito. A arma para isso: o conhecimento. É lindo, em tempos em que universidades brasileiras passam por cortes do governo federal, ver a força da educação. Ela é transformadora e, talvez, por isso, amedronte tanto.
Como história, O menino que descobriu o vento é tocante, emocionante, inspirador.