Português, perguntado por cloudssun, 9 meses atrás

1 – Xi, Gaetaninho, como é bom!

2 Gaetaninho ficou banzando bem no meio da rua. O Ford quase o derrubou e ele não viu o Ford. O carroceiro disse um palavrão e ele não ouviu o palavrão.

3 – Eh! Gaetaninho Vem pra dentro.

4 Grito materno sim: até filho surdo escuta. Virou o rosto tão feio de sardento, viu a mãe e viu o chinelo.

5 – Subito!

6 Foi-se chegando devagarinho, devagarinho. Fazendo beicinho. Estudando o terreno. Diante da mãe e do chinelo parou. Balançou o corpo. Recurso de campeão de futebol. Fingiu tomar a direita. Mas deu meia-volta instantânea e varou pela esquerda porta adentro.

7 Êta salame de mestre!

8 Ali na Rua Oriente a ralé quando muito andava de bonde. De automóvel ou carro só mesmo em dia de enterro. De enterro ou de casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realização muito difícil. Um sonho.

9 O Beppino por exemplo. O Beppino naquela tarde atravessara de carro a cidade. Mas como? Atrás da Tia Peronetta que se mudava para o Araçá. Assim também não era vantagem.

10 Mas se era o único meio? Paciência.

11 Gaetaninho enfiou a cabeça embaixo do travesseiro.

12 Que beleza, rapaz! Na frente quatro cavalos pretos empenachados levavam a Tia Filomena para o cemitério. Depois o padre. Depois o Savério, noivo dela, de lenço nos olhos. Depois ele. Na boleia do carro. Ao lado do cocheiro. Com a roupa marinheira e o gorro branco onde se lia: ENCOURAÇADO SÃO PAULO. Não. Ficava mais bonito de roupa marinheira mas com a palhetinha nova que o irmão lhe trouxera da fábrica. E ligas pretas segurando as meias. Que beleza, rapaz! Dentro do carro o pai, os dois irmãos mais velhos (um de gravata vermelha, outro de gravata verde) e o padrinho Seu Salomone. Muita gente nas calçadas, nas portas e nas janelas dos palacetes, vendo o enterro. Sobretudo admirando o Gaetaninho.

13 Mas Gaetaninho ainda não estava satisfeito. Queria ir carregando o chicote. O desgraçado do cocheiro não queria deixar. Nem por um instantinho só.

14 Gaetaninho ia berrar mas a Tia Filomena com mania de cantar o “Ahi, Mari!” todas as manhãs o acordou.

15 Primeiro ficou desapontado. Depois quase chorou de ódio.

16 Tia Filomena teve um ataque de nervos quando soube do sonho de Gaetaninho. Tão forte que ele sentiu remorsos. E para sossego da família alarmada com o agouro tratou logo de substituir a tia por outra pessoa numa nova versão de seu sonho. Matutou, matutou, e escolheu o acendedor da Companhia de Gás, seu Rubino, que uma vez lhe deu um cocre danado de doído.

17 Os irmãos (esses) quando souberam da história resolveram arriscar de sociedade quinhentão no elefante. Deu a vaca. E eles ficaram loucos de raiva por não haverem logo adivinhado que não podia deixar de dar a vaca mesmo.

18 O jogo na calçada parecia de vida ou morte. Muito embora Gaetaninho não estava ligando.

19 – Você conhecia o pai do Afonso, Beppino?

20 – Meu pai deu uma vez na cara dele.

21 – Então você não vai amanhã no enterro. Eu vou!

22 O Vicente protestou indignado:

23 – Assim não jogo mais! O Gaetaninho está atrapalhando!

24 Gaetaninho voltou para o seu posto de guardião. Tão cheio de responsabilidades.

25 O Nino veio correndo com a bolinha de meia. Chegou bem perto. Com o tronco arqueado, as pernas dobradas, os braços estendidos, as mãos abertas, Gaetaninho ficou pronto para a defesa.

26 – Passa pro Beppino!

27 Beppino deu dois passos e meteu o pé na bola. Com todo o muque. Ela cobriu o guardião sardento e foi parar no meio da rua.

28 – Vá dar tiro no inferno!

29 – Cala a boca, palestrino!

30 – Traga a bola!

31 Gaetaninho saiu correndo. Antes de alcançar a bola um bonde o pegou. Pegou e matou.

32 No bonde vinha o pai de Gaetaninho.

33 A gurizada assustada espalhou a notícia na noite.

34 – Sabe o Gaetaninho?

35 – Que é que tem?

36 – Amassou o bonde!

37 A vizinhança limpou com benzina suas roupas domingueiras.

38 Às dezesseis horas do dia seguinte saiu um enterro da Rua Oriente e Gaetaninho não ia na boleia de nenhum dos carros do acompanhamento. Lá no da frente dentro de um caixão fechado com flores pobres por cima. Vestia a roupa marinheira, tinha as ligas, mas não levava a palhetinha.

39 Quem na boleia de um dos carros do cortejo mirim exibia soberbo terno vermelho que feria a vista da gente era o Beppino.

MACHADO, Antônio Alcântara. Novelas paulistanas: Brás, Bexiga e Barra Funda, Laranja-da-China, Mana Maria, Contos avulsos. 6ª ed. Rio De Janeiro: José Olympio, 1979. p.11.

Vocabulário
Subito: em italiano: já, logo, imediatamente (pronuncia-se súbito).
Araçá: cemitério da cidade de São Paulo.

O conto tem foco narrativo em terceira pessoa.

a) Releia os parágrafos 9 e 10 e explique qual é o ponto de vista assumido pelo narrador nesse trecho.

b) Que tipo de discurso o autor empregou nesses parágrafos? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por BBEMVINDAA
13

Resposta:

a) Nesse trecho o narrador assume o ponto de vista de Gaetaninho, que sente inveja de Beppino, que andara de carro no enterro da tia.

b) O autor empregou o discurso indireto livre, pois, embora se mantenha a voz do narrador, as frases expressam, sem indicações formais como aspas ou travessão, o pensamento da personagem. Elas constituem um diálogo, com perguntas e respostas de Gaetaninho consigo mesmo.

ESPERO TER AJUDADO <3


cloudssun: você já terminou a lista 7 de português? eu fiz pergunta das outras que preciso dessa lista, se puder responder as outras também eu agradeço
BBEMVINDAA: Qual?
cloudssun: tem váriaskkkk mas entra no meu perfil e em perguntas que vc vai ver que tem perguntas de todas que eu preciso
Respondido por DecaMaga
0

Nos parágrafos 9 e 10, o narrador assume o ponto de vista de  Gaetaninho. Isso fica evidente na inveja em relação ao menino Beppino e no modo infantil como ele, o narrador, conta a história, escrevendo que alguém “se mudava” para o Araçá, o cemitério da cidade; tal qual uma criança falaria (resposta questão A). Nestes parágrafos, o autor emprega o chamado discurso indireto livre, porque apresenta as falas exatas de Gaetaninho inseridas dentro do discurso do narrador (resposta questão B).

Conto do escritor Antônio Alcântara Machado usa discurso indireto livre

“Gaetaninho” é o texto de abertura da coletânea de contos “Brás, Bexiga e Barra Funda” (1927), do escritor Antônio Alcântara Machado.

O conto tem foco narrativo em terceira pessoa. Contudo, em vários trechos, como nos dos parágrafos 9 e 10, o discurso do narrador apresenta falas exatas de Gaetaninho. Isso sem aspas e nem travessões, que indicariam formalmente as falas do menino.

Fica claro que o discurso é do narrador, mas que quem está expressando o seu pensamento é Gaetaninho, e, não, o narrador. É como se Gaetaninho estivesse falando consigo mesmo.

A este tipo de discurso se chama discurso indireto livre, porque apresenta as falas exatas das personagens inseridas dentro do discurso do narrador (resposta questão B). Trata-se de um tipo de discurso dinâmico e complexo, pois permite que os acontecimentos e as falas das personagens sejam narrados em simultâneo.

Nos parágrafos 9 e 10, o narrador assume o ponto de vista do menino Gaetaninho e isso fica evidente através da maneira infantil, pura e até meio moleque como ele conta a história: só mesmo criança para dizer que alguém “se mudava” para o Araçá, que era o cemitério da cidade. Outra demonstração do ponto de vista de Gaetaninho assumido: a clara inveja em relação ao menino Beppino, que tinha andado de carro, por ocasião do enterro da tia (resposta questão A).

Aprenda mais sobre o discurso indireto livre em: https://brainly.com.br/tarefa/20276526

#SPJ2

Perguntas interessantes