História, perguntado por kawanioo, 1 ano atrás

1) (Vunesp-2003) O Brasil foi dividido em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao equador que iam do litoral ao meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues (…) [a] um grupo diversificado, no qual havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligações com a Coroa. (B. Fausto, História do Brasil.) No texto, o historiador refere-se às
A) câmaras setoriais.
B) sesmarias.
C) colônias de povoamento.
D) capitanias hereditárias.
E) controladorias.

Soluções para a tarefa

Respondido por Vitór1aa
69
1) Resposta: D
Após trinta anos de uma postura de relativo pouco caso em relação à nova terra, a monarquia lusitana, por um conjunto de razões, começa a encará-la com outros olhos.
No texto do enunciado, o autor refere-se à divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias, em 1534, como medida de viabilização do projeto colonizador.
Boa Sorte ★
Respondido por LarissaMoura3
24

A afirmativa correta é a letra d) capitanias hereditárias.

As capitanias hereditárias compreenderam um sistema de administração utilizado pela Coroa de Portugal na colônia brasileira. A colônia de Portugal no Brasil possuía 15 lotes de terra pertencentes a um capitão donatário.

As capitanias eram usadas para a organização do território brasileiro entre o século XVI e o século XIX.

As principais atividades econômicas desenvolvidas nas capitanias foram: a monocultura açucareira na região Nordeste entre os séculos XVI e XVII, o garimpo do ouro na região Sudeste, em especial, no estado de Minas Gerais entre os séculos XVII e XVII e a monocultura do café no Sudeste e a exploração da borracha na região Norte entre os séculos XIX e XX.

Saiba mais sobre capitanias hereditárias em: https://brainly.com.br/tarefa/1639128

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes