1) Visto o texto descrito acima e lembrando do que vimos em sala, sabemos que todos os seres vivos são descritos e colocados em uma ordem de classificação feita pelo cientista Lineu. Qual é essa ordem de classificação, também chamada de Categorias? (1)
2) Lamarck e Darwin são os cientista mais citados para a explicação sobre a evolução dos seres vivos.
Faça a ligação entre o cientista e sua teoria: (1)
a) Lamarck ( ) O ambiente seleciona os organismos mais adaptados,
exercendo um papel fundamental na evolução
b) Darwin ( ) O ambiente estimula a geração de modificações, tendo
um papel secundário na evolução
3) Numa explicação simples para diferenciar as Teorias de Lamarck e Darwin, foram citadas as GIRAFAS. Explique como seriam as girafas na teoria de: (2)
a) Lamarck: ________________________________________________________________________________________________________________
b) Darwin:_________________________________________________________________________________________________________________
4) Lamarck, ao propor sua teoria, evidenciou vários fatos para comprovar seu modo de pensar, assim ele descreveu quatro leis para facilitar o entendimento em relação a sua teoria. Quais foram essa 4 leis, citadas por Lamarck? Explique-as (2)
5) Homo sapiens, Leopardus pardalis, Panthera onca, são exemplos de nomes científicos. Tais nomes foram criados para facilitar o estudo das espécies no meio cientifico e para isso foram ordenadas algumas "regras" para essa escrita. Cite 3 dessas regras: (1)
6) Quais as características presentes nos indivíduos de uma espécie afim de que possamos afirmar que os mesmos são mais adaptados em comparação a outros indivíduos da mesma espécie: (1)
a) são maiores e solitários.
b) comem mais e apresentam cores vibrantes.
c) vivem mais e reproduzem mais.
d) apresentam mais membros como pernas ou patas.
e) são mais fortes.
7) O que significa a Lei do USO e DESUSO? (1)
8) Explique a Teoria da Panspermia. (1)
Soluções para a tarefa
Resposta:
a.) Lamarck, sem o querer, propunha a suposição absurda de que o longo pescoço da girafa, por exemplo, fosse o resultado de gerações de espichamento de pescoço. Como consequência, o lamarckismo, como sua teoria foi cognominada, trouxe algum descrédito a toda a causa da evolução (...). Tendo ao fundo os princípios de Lyell, tais ideias [as de Edward Blyth] aproximaram-se muito do darwinismo. Mas ficou para o próprio Darwin a reunião de todos os dados e elaborar uma teoria incontestável
b.) A teoria da evolução de Darwin surgiu após as inúmeras observações realizadas em sua viagem ao redor do mundo a bordo do Beagle, de 1831 a 1836. Por quase vinte anos, Darwin acumulou evidências e estudos sobre a mutação das espécies e os revelou apenas a uns poucos amigos. Em uma carta de 11 de janeiro de 1844 a Joseph Hooker, diz: eu estou quase convencido (completamente ao contrário da minha opinião inicial) que as espécies não são (é como confessar um assassinato) imutáveis. Que os céus me protejam da insensatez de Lamarck da "tendência à progressão", da "adaptação a partir da lenta vontade dos animais"2´ etc., porém, as conclusões às quais sou conduzido não são muito diferentes das dele, embora os meios de mudanças sejam inteiramente outros (Darwin, 2011b).
Explicação: