1. (unesp 2017) leia o trecho de a divina comédia, escrita pelo poeta italiano dante alighieri (1265-1321), no início do século xiv. como, em seu 1arsenal, os venezianos fervem, no inverno, o pegajoso 2pez, pra de seus 3lenhos consertar os danos, pois, não podendo navegar, ao invés há quem renove o lenho, ou 4calafete o casco que viagem muita fez; e um na proa, na popa outro arremete, um faz o remo, outro torce o cordame, um remenda a grã vela, outro o 5traquete. a divina comédia, 2009. 1arsenal: lugar de conserto de navios. 2pez: piche. 3lenho: barco. 4calafetar: vedar, fechar. 5traquete: mastro. nos versos, o poeta refere-se ao trabalho de reparação dos navios venezianos. descreva a natureza do trabalho desenvolvido no arsenal e explique o motivo da crise econômica das cidades italianas a partir do final do século xv.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Veneza, à época dos escritos de Alighieri, possuía o Arsenale di Venezia, que eram oficinas capazes de finalizar um navio em menos de 24 horas, reunia os mais qualificados artesãos do mediterrâneo para construir e reparar as galeras — embarcações a remo. Teve sua ruína no século XV pelas explorações de Portugal.
Veneza, a terra sobre as águas
A crise das cidades italianas ocorre na medida em que o comércio mediterrâneo da época das cruzadas perdem o monopólio de especiarias e artigos de luxo, visto que Portugal avançava sua expansão marítima nos séculos XV e XVI, foi o principal motivo da crise que se abateu a partir de então sobre as repúblicas mercantis italianas.
Para lermos mais sobre a Itália Moderna: https://brainly.com.br/tarefa/25377734
#SPJ4
Perguntas interessantes