1.Uma quantidade fixa de um gás real se comporta cada vez mais como um gás ideal se: a) aumentarmos a sua pressão e a sua temperatura. b) diminuirmos a sua pressão e a sua temperatura. c) aumentarmos a sua pressão e diminuirmos a sua temperatura. d) diminuirmos a sua pressão e aumentarmos a sua temperatura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta D
para o comportamento de gás ideal, a interação entre as moléculas tem de ser as menores possíveis. Aumentando a temperatura, as moléculas ficam cada vez mais rápidas, e suas colisões duram menos tempo, de modo que a força de atração quando elas estão próximas se colidindo pode ser ignorada. E reduzindo sua pressão, aumentamos a distância entre as moléculas, o que também diminui a atração entre elas (pois a força elétrica cai conforme se aumenta a distância), além de fazer as colisões ficarem cada vez menos frequentes, pois há menos moléculas para se chocar.
Então a pressões baixas e altas temperaturas, pode-se ignorar as forças intermoleculares entre as moléculas do gás, fazendo-as parecer bolas inertes, o que é próximo do que é um gás ideal.
Explicação: