1)Uma das referências que trata sobre a gestão da escola pública, é Vitor Paro. Segundo esse autor, "quando o aparelhamento da escola pública quer demonstrar objetivos educativos, comprometidos com os interesses das camadas populares, a gestão da escola, deve buscar maneiras de favorecer a integração das práticas políticas com as atividades administrativas. Isso pode inclusive ajudar a gestão a tirar proveito do caráter político e administrativo das práticas que acontecem no interior da escola, problematizando-as, para em seguida, encontrar respostas fundamentadas na legislação que ampara o processo educativo. (PARO, 2004, p.79)
Seguindo esse raciocínio, diante da possibilidade de se concretizar a gestão democrática, no espaço educativo é importante que toda comunidade escolar, analise o atual conceito de escola quase sempre envolto em "contradições", além de procurar observar a maneira como as relações de poder acabam se efetivando na prática, haja vista que a gestão democrática deve favorecer:
PARO, Vitor. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2004.
________________________________________
Alternativas:
• a)A permanência de uma burocracia exacerbada, presente em toda a organização do trabalho administrativo, pedagógico, bem como aquele ligado aos recursos humanos.
• b)Além do acesso, entrada e permanência do aluno no espaço escolar, a garantia de uma aprendizagem coerente com a construção do conhecimento científico, de maneira lúdica.
• c)A valorização da escola como espaço comunitário e coletivo, que deve abrigar o aluno em sua amplitude, enquanto padroniza comportamento, impedindo-o de manifestar-se individualmente.
• d)A manutenção do modelo tradicional norteado pela ideia de transferência de conhecimento a ser realizada pelo professor, profissional que ocupa posição de destaque em sala de aula, por ser o único detentor do saber.
• e)A imposição do livro didático, a ser utilizado como única ferramenta a subsidiar teórica e metodologicamente, a prática educativa em sala de aula.
2)No que se refere ao "direito à educação para todos", as reformas educacionais, nas últimas décadas, em muitos momentos, passaram por adequações, seguindo as necessidades apontadas pela sociedade brasileira. Dados estatísticos apontam que, da aprovação à implementação das leis, a mudança de posicionamento político, em âmbito municipal, estadual e federal poderiam contribuir sobremaneira para o êxito das ações. Nesse contexto, dentre as principais reivindicações ligadas ao posicionamento político e compromisso ético, entre outros, indicadas aos profissionais da educação que atuam na escola pública, ainda destacam-se a necessidade de que esses profissionais:
• I) Busquem maneiras de colaborar para a redução dos altos índices de evasão e repetência dos alunos,
• II) Incentivem a valorização dos professores, favorecendo condições mais adequadas ao desenvolvimento da prática docente.
• III) Procurem ampliar a compreensão sobre as diferentes relações de poder que permeiam a organização da ação educativa.
• IV) Valorizem a implantação de instâncias colegiadas contribuindo para a tomada de decisão conjunta no que se refere ao planejamento, execução e avaliação das questões administrativas e pedagógicas.
No que se refere as proposições, é correto afirmar que apenas:
________________________________________
Alternativas:
• a)A I, está Correta,
• b)A I e II, estão Corretas,
• c)A II e III, estão Corretas,
• d)A I, II e III, estão Corretas,
• e)As proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1-B,2-D,3-B,4-B,5-C
Explicação:
jorgecar:
No meu AVA avisou que tem erros
Respondido por
18
Resposta:
AV 1 : B.E.E.B.C SEM ERROS!
Explicação:
Perguntas interessantes