1. Uma das famosas revoltas ocorridas na Rússia pré-revolucionária foi a revolta dos marinheiros do Encouraçado Potemkin. Os marinheiros lutavam contra os castigos corporais e a fome a que eram submetidos na marinha czarista. A onda de rebeldia culminou com levantes populares organizados pelos soviétes. Os soviétes eram: *
1 ponto
a)Cooperativas criadas com o objetivo de comprar a produção dos camponeses e assim auxiliá-los economicamente para que pudessem vender sua produção agrícola.
b) Associações de mútuo socorro que foram criadas no contexto da Guerra Russo-japonesa e do Domingo Sangrento para dar auxílio aos soldados feridos e aos perseguidos políticos.
c) Sindicatos que reuniam representantes de cada setor da economia. Por exemplo, o sindicato dos petroleiros, dos mineiros, dos camponeses, dos ferroviários e assim por diante.
d)Conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses escolhidos em um sistema de rodízio, para debater questões referentes aos trabalhadores
Leia o trecho a seguir:
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar. (...) O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e quando tentou voltar para Petrogrado os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório.”
WILSON, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
2. Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que: *
1 ponto
a) a derrubada da monarquia, em fevereiro de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques – parlamentares que controlaram o poder na Duma, durante todo o Governo Provisório.
b) os sovietes – comitês locais de trabalhadores – funcionaram sob liderança dos bolcheviques, que queriam apenas ter mais espaço de atuação no governo do czar Nicolau II.
c) o deputado Kerensky, líder dos mencheviques no governo provisório, em 1917, defendia ideias socialistas com as palavras de ordem “Todo Poder aos Sovietes” e “Paz, terra e pão”, reivindicando maior participação popular.
d) O processo revolucionário russo começou pela insistência na permanência desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em milhões de mortes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) d
2)d
Explicação:
acabei de fazer, confiaa
Resposta:
1- d) Conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses escolhidos em um sistema de rodízio, para debater questões referentes aos trabalhadores.
2- d) O processo revolucionário russo começou pela insistência na permanência desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em milhões de mortes.
Explicação:
1- Os soviétes eram conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses escolhidos em um sistema de rodízio, para debater questões referentes aos trabalhadores.Foram fundamentais no processo revolucionário.
2- A Revolução de Fevereiro de 1917 teve início com protestos contra a presença do país na 1ª Guerra Mundial. As manifestações de 23/02/1917 (calendário juliano) em Petrogrado, a capital, levaram à renúncia do Czar Nicolau II. A Rússia se tornou uma República com um governo provisório liderado pelos mencheviques. Mas a Rússia permaneceu na guerra. Os lemas defendidos por Lênin (líder dos bolcheviques): “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”. Em 25/10/1917: tropas bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno e instalaram o governo bolchevique com a liderança de Lênin, implantaram o socialismo e tiraram o país da guerra.
Respostas do dia 02/06/2021
Ciências | 9º Ano | Aula 34 | 1- C 2- C
Geografia | 9º Ano | Aula 34 | 1- D 2- C
História | 9º Ano | Aula 34 | 1- D 2- D
Português | 9º Ano | Aula 56 | 1- C 2- C
Matemática | 9º Ano | Aula 57 | 1- A 2- B
Espero ter ajudado <3