1. Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colmeias (MARX, 1983, p. 149). No trecho acima, de “O Capital”, Karl Marx compara o trabalho de uma abelha ao de um tecelão. No entanto, na sequência do texto, o autor se encarrega de demonstrar a diferença entre o trabalho humano e de um animal. Na unidade de conteúdo, elencamos alguns elementos que contribuem para essa diferenciação. Assinale a alternativa que NÃO contém um desses elementos: a. O trabalho não está preso a uma lista limitada e invariável de necessidades. b. O trabalho é sempre uma atividade coletiva. c. O trabalho não envolve capacidade de abstração e ação teleológica. d. O trabalho não se realiza cumprindo determinações genéticas. e. O trabalho não ocorre de maneira direta sobre a matéria natural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
O trabalho não envolve capacidade de abstração e ação teleológica.
A alternativa correta é a c. O trabalho não envolve capacidade de abstração e ação teleológica.
O trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza. Não se trata aqui das primeiras formas instintivas, animais, de trabalho. Pressupomos o trabalho numa forma que pertence exclusivamente ao homem.
Essa relação entre a natureza e o trabalho, entre a realização humana e o cosmos é tão antiga quanto à história da humanidade. Trabalho é atividade transformadora (material ou intelectual) do homem, realizada na natureza e na sociedade em que vive.
Espero ter ajudado.