1. (UFPE) As plantas do semiárido nordestino realizam uma série de adaptações morfofisiológicas para sobreviverem ao ambiente seco e árido. Sobre estas adaptações, é correto fazer as seguintes afirmaçõesl. ( ) Apesar do clima seco, a regularidade da precipitação pluviométrica no semiárido, mostrada no gráfico a seguir, é a principal responsável pela sobrevivência das plantas. Juazelro-BA ( ) A caatinga representa um bioma típico do semiárido e rico em biodiversidade, caracterizado por uma vegetação xerófita, que perde a folhagem durante a estação seca. ( ) As adaptações morfofisiológicas observadas a seguir no mandacaru são folhas modificadas para diminuir a perda de água por evaporação. ( ) A presença de cutícula espessa e de tricomas na epiderme foliar são adaptações que conservam a umidade nos períodos sem chuva. ( ) Plantas xerófitas possuem um número maior de estômatos. em comparação com plantas não xerófitas, o que constitui uma vantagem em ambientes secos.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Olá
A resposta correta esta localizada na alternativa:
( X ) As adaptações morfofisiológicas observadas a seguir no mandacaru são folhas modificadas para diminuir a perda de água por evaporação.
O mandacaru tem uma característica que e comum em quase todos os cactos que são a presença se espinhos, porém esses espinhos são folhas modificadas que podem ser deixar de mandar uma grande quantidade de água para a atmosfera.
Os cactos como o mandacaru possuem uma característica de dividir sua fotossíntese em duas etapas separada, com isso essa especie de planta tem o objetivo de evitar de fazer abertura de estômatos para a captura do Co₂ no horário mais quente do dia, e assim perde água.
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes