1- (UERJ – 2005)
O tráfico de armas, cujo percurso de entrada no Brasil é mostrado no mapa, constrói redes de poder que ultrapassam os territórios nacionais e nas quais circulam armas, drogas e recursos ilegais, tornando-se um dos mais graves problemas da atualidade. Das estratégias abaixo, aquela que deve ser priorizada pelo Estado, no combate às redes ilegais, por sua maior eficácia, é:
(A)ampliação da soberania, fortalecendo grupos paramilitares regionais
(B) controle do território, reforçando o aparato policial em dimensão local
(C) intensificação da segurança nas fronteiras, articulando forças internacionais
(D)fortalecimento da vigilância alfandegária, criando estruturas militarizadas supranacionais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa :
(C) intensificação da segurança nas fronteiras, articulando forças internacionais
Explicação:
O tráfico de armas, cujo percurso de entrada no Brasil é mostrado no mapa, constrói redes de poder que ultrapassam os territórios nacionais e nas quais circulam armas, drogas e recursos ilegais, tornando-se um dos mais graves problemas da atualidade. Das estratégias abaixo, aquela que deve ser priorizada pelo Estado, no combate às redes ilegais, por sua maior eficácia, é intensificação da segurança nas fronteiras, articulando forças internacionais.
(C) intensificação da segurança nas fronteiras, articulando forças internacionais
O Brasil é um país com muitas fronteiras com os países vizinhos, existem muitas portas de entrada, muitas formas de passar e chegar até aqui e isso facilita principalmente o crescimento do tráfico, porque de certa forma é fácil passar por algumas dessas fronteiras.
O investimento na segurança das fronteiras precisa ir além de apena a força nacional, é preciso combater juntamente com os nossos países vizinhos, além disso é importante investir em tecnologias capazes de identificar novas rotas e como eles estão traficando essas armas.
Conseguir impedir o tráfico de armas é um grande ponto para conseguirmos impedir o desenvolvimento de facções dentro do território nacional.
Aprenda mais sobre o tráfico de armas no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/7584583
Bons estudos!