1. (Uem 2018) “Georg Simmel nos aponta um paradoxo fundamental da vida moderna: partindo do princípio de que a capacidade dos indivíduos de absorver informações tem um limite, à medida que aumenta a oferta de informações disponíveis, reduz-se proporcionalmente a parcela desse acervo que cada indivíduo pode reter.”
(BOMENY, H. et al. Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2013, p. 107).
Com base no trecho citado e em estudos sociológicos sobre indústria cultural e consumo em massa, assinale o que for correto.
01) A grande disponibilidade de informação proporcionada pela vida moderna reflete, segundo Simmel, no aumento da quantidade daquilo que cada pessoa pode assimilar individualmente dessas informações.
02) Uma das principais expressões da modernidade é o ritmo acelerado da produção industrial e cultural.
04) O acesso à informação se converte diretamente em conhecimento.
08) A vida moderna produz uma imensa quantidade de bens culturais e materiais que passa de novo a obsoleto em curto espaço de tempo.
16) Várias teorias sociológicas admitem que as transformações sociais podem produzir alterações psíquicas, impactando a sensibilidade individual.
Soluções para a tarefa
Estão corretas: 01, 02, 08 e 16.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
01 – Correta. Uma grande disponibilidade de informação na vida moderna influencia na assimilação individual de informações.
02 – Correta. Um exemplo de expressão moderna é o ritmo rápido em que se produzem elementos industriais e culturais.
04 – Incorreta. Nem sempre o acesso à informação é convertido automaticamente em conhecimento.
08 – Correta. A vida moderna resulta em quantidade alta de bens, tanto materiais quanto culturais, que logo se tornam obsoletos.
16 – Correta. Diversas teorias da sociologia ressaltam o papel das transformações sociais nas alterações psicológicas nos indivíduos.
Bons estudos!
Soma= 26
02
08
16
Prova foi corrigido e a incorreta é 01 e 04