1. (UEL-PR) A organização do mundo medieval, concebida como harmônica, foi rompida no decorrer dos séculos X ao XV por um complexo processo histórico constituído por transforma- ções e criações que mudaram a Europa Ocidental. Em relação à criação das monarquias ibéricas nesse contex- to, considere as afirmativas a seguir. I. A nobreza portuguesa lutou de forma unificada contra o reino de Castela pela independência de Portugal, apoian- do-se no retorno do Rei Dom Sebastião I. II. A reconquista da região ibérica, no século XIII, teve início com o Papa Urbano VII ao conceder o reino de Navarra a Dom Afonso Henrique. III. A reconquista espanhola equilibrou-se em uma centra- lização política, mas sem atingir uma unificação cultural pelas diversas identidades de seus habitantes. IV. Em Portugal, a Revolução de Avis, composta majoritaria- mente pelas camadas burguesas, fortaleceu a unificação politica do reino. Assinale a alternativa correta. al Somente as afirmativas I e Il são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. d Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas II e Ill são corretas.
Soluções para a tarefa
Sobre a criação das monarquias ibéricas, marcando o fim da organização do mundo medieval que era conhecido, é correto afirmar o que está apresentado nas afirmativas: III e IV.
Análise das Afirmativas sobre Criação das Monarquias Ibéricas
I. Está INCORRETA, pois não foram todos os nobres que aderiram ao movimento de unificação, pois isso significava a diminuição de seus poderes. E o movimento do retorno do rei Dom Sebastião, conhecido como sebastianismo, só aconteceu após sua morte em 1578, portanto é anacrônica essa afirmativa.
II. Está INCORRETA, pois devido uma questão de tempo, não há nenhuma relação entre a reconquista de Portugal por Dom Henrique com o Papa Urbano VII. O papa que teve ligação com a reconquista da região ibérica foi Alexandre II, que prometeu o perdão dos pecados aos que lutassem nas guerras de reconquista.
III. Está CORRETA, pois apesar de haver uma unificação política, por muito tempo não havia uma ideia de ser "espanhol", ou de pertencimento a um Estado, justamente pela divisão do territórios em reinos.
Essa unidade cultural foi construída ao decorrer do tempo, porém, mesmo nos dias de hoje há uma divisão cultural sendo marcado a existência de diversos movimentos separatistas na Espanha, onde há tensão principalmente entre catalães e espanhóis.
IV. Está CORRETA, pois a Revolução de Avis foi um movimento da burguesia portuguesa, com apoio dos ingleses, que acabou com as crises dinásticas e com o fim dos interesses castelhanos ao reino de Portugal, o que garantiu uma estabilidade e um fortalecimento na unificação política do reino.
Saiba mais sobre "Criação das Monarquias Ibéricas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24146323
#SPJ1