1)
Três filósofos se destacaram na reflexão política moderna, são eles Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e entre eles houve concordâncias em alguns aspectos e discordâncias em outros (WA3.4).
Com relação ao pensamento de Hobbes, Locke e Rousseau, considere:
1. Para Hobbes.
2. Para Locke.
3. Para Rousseau.
Coloque nos parêntesis a seguir o número relacionado ao filósofo defensor da teoria apresentada:
( ) O povo, pela vontade geral, tem a soberania e não os governantes.
( ) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
( ) O Estado surge para evitar a morte violenta.
( ) O trabalho é que assegura o direito natural.
( ) O Estado surge para garantir a propriedade privada.
Assinale a alternativa que contempla a opção correta de acordo com o preenchimento acima.
Alternativas:
a)
1, 2, 3, 1, 2.
b)
2, 1, 1, 3, 2.
c)
3, 1, 1, 2, 2.
Alternativa assinalada
d)
2, 2, 1, 3, 3.
e)
3, 2, 1, 1, 2.
2)
Platão, cujo verdadeiro nome era Arístocles, foi educado para ser um político, pois além de ser esse o grande ideal da juventude da época, ele também tinha importantes políticos em sua família. Na linhagem materna tinha Sólon, um dos sete sábios da antiguidade e legislador ateniense e na linha paterna tinha o rei Códros. Porém, ele se desiludiu da política após a morte de Sócrates.
Com base no pensamento político de Platão coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ele traça um paralelo entre o homem justo e a cidade justa.
( ) A cidade deve ser governada pelos sábios, os filósofos.
( ) Somente pela educação se consegue formar um bom político.
( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente.
( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder.
Assinale a alternativa que contempla as suas escolhas.
Alternativas:
a)
V, F, V, F, V.
b)
F, V, F, V, F.
c)
F, F, F, V, V.
d)
V, V, V, F, F.
Alternativa assinalada
e)
F, V, V, V, F.
3)
Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).
De acordo com o texto acima, considere:
I. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
II. O homem grego ou era "politikon"(participativo) ou "idiotés" (alienado).
III. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
IV. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
II, III e IV.
Alternativa assinalada
d)
I, II e IV.
e)
I, III e IV.
Ela tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista.
e)
Ela ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias, guloseimas, ouro, marfim, etc.
Soluções para a tarefa
1. Com relação ao pensamento de Hobbes, Locke e Rousseau:
( 3 ) O povo, pela vontade geral, tem a soberania e não os governantes.
Para Rousseau o povo passa a ser o soberano e o governante (monarca ou administrador eleito) restringe-se à função de agente do soberano .
( 1 ) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
Para Hobbes, o homem não é um animal político por natureza, mas sim por necessidade de seus interesses particulares.
( 1 ) O Estado surge para evitar a morte violenta.
Em Hobbes, os homens precisam sempre ter alguém para guiá-los, que detêm o poder para estabelecer uma ordem e a paz.
( 2 ) O trabalho é que assegura o direito natural.
Para Locke, no estado natural, o homem tem direito à vida, à liberdade e à propriedade, desde que seja produzida pelo seu trabalho.
( 2 ) O Estado surge para garantir a propriedade privada.
Em Locke, estado natural pode levar os homens à guerra de todos contra todos e para evitar essa guerra, surge o estado político que vai criar regras comuns para a convivência pacífica.
Alternativa correta: c) 3, 1, 1, 2, 2.
2. Com base no pensamento político de Platão:
( V ) Ele traça um paralelo entre o homem justo e a cidade justa.
A pólis, como reunião de indivíduos, se manifesta no plano individual
( V ) A cidade deve ser governada pelos sábios, os filósofos.
O governo deveria, ser exercido por uma elite, que se destacaria pelo saber.
( V ) Somente pela educação se consegue formar um bom político.
Através da educação o indivíduo seria capaz de atingir as virtudes essenciais, respeitando a supremacia da porção racional sobre as demais.
( F ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente.
Na alma concupiscente, o desejo está ligado às paixões e visa a satisfação dos instintos e dos impulsos e tem como virtude essencial a moderação ou temperança.
( F ) É recomendável que as três classes se revezem no poder.
A justiça na polis dependeria do equilíbrio entre três grupos: os governantes, os guardiões e os produtores, sendo indispensável a manutenção da hierarquia entre eles.
Alternativa correta: d) V, V, V, F, F.
3. Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político:
I. Falso. Os interesses coletivos se sobrepunham aos interesses individuais
II. Verdadeiro. O conceito de político, Politikon, é de um ser racional que fala, pensa e que, além disso, tem necessidade natural de conviver em sociedade se contrapõe ao idiotés, que não exerce sua condição de politikom.
III. Verdadeiro. O mundo grego estabeleceu uma ideologia dentro de um espírito coletivo através de uma política democrática e participativa.
IV. Verdadeiro. A racionalidade é produto das regras de convivência estabelecidas para harmonizar o convívio entre seres egoístas e adquirida através do convívio.
Alternativa correta: c) II, III e IV.
4. Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar:
Verdadeiro. É governada pelos filósofos, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores econômicos, todos cumprindo sua função própria.
Bons estudos!