1) Todo esse processo que desencadeou a desqualificação e desvalorização do professor fez com que o papel social desse profissional ficasse apagado diante das lutas por melhores salários e condições de trabalho. O foco na qualidade do ensino, no processo de aprendizagem ficou relegado a um segundo plano, talvez menos significativo naquele momento de luta pelos direitos. Neste sentido, as discussões sobre a prática docente, em vários momentos, aparecem como essa busca por retomar o papel social do professor, sua importância na construção da sociedade.
Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I.A fragmentação do conhecimento e a supervalorização de elementos que geram o conhecimento prático, que favorecem a produção de objetos palpáveis para o mercado, tanto no que se refere à mão de obra técnica qualificada como a produção dos bens de consumo e a comunicação, se relaciona com a desvalorização de disciplinas como a de História e Filosofia.
II.O papel social do professor é fundamental na formação dos indivíduos e da sociedade como um todo. O professor de História deve ter consciência da finalidade da História, seus objetivos, porque estudar história é importante e significativo para a formação dos indivíduos.
III.No desenvolvimento de uma Educação que considere a diversidade, o foco deve ser tanto a construção das identidades (enquanto semelhanças) como a percepção das alteridades (enquanto diferenças).
São corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I e III
c)
II e III
d)
I, II e III
e)
apenas III
2)Somente é possível compreender a identidade a partir do outro, o outro é o oposto ao eu, o que diferencia os indivíduos.
A partir do fragmento apresentado, analise as sentenças abaixo:
I.A identidade está ligada à memória, às experiências de vida, às pessoas com as quais nos relacionamos, o que aprendemos, a realidade que vivenciamos. O que nos identifica é a nossa história, que define nossa forma de ver o mundo, de compreender a realidade e nos posicionar.
II.Stuart Hall, em seu estudo sobre a identidade na pós-modernidade, apresenta três concepções distintas de identidade, a do "sujeito do Iluminismo", a do "sujeito sociológico" e a do "sujeito pós-moderno".
III.Quando falamos em sujeito pós-moderno, falamos de um indivíduo cuja identidade se mantém fixa durante toda a vida.
São corretas as afirmativas
Alternativas:
a)
I e II
b)
I e III
c)
II e III
d)
I, II e III
e)
apenas I
3)Leia atentamente os diferentes tipos de sujeito de acordo com a teoria de Stuart Hall.
A - possuía uma identidade bastante definida, por se tratar de um indivíduo "totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades da razão, de consciência e de ação, cujo ‘centro’ consistia num núcleo interior".
B - Stuart Hall aponta que essa identidade é definida historicamente, e não mais biologicamente. Para ele, o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos", ou seja, nosso "eu" não é coerente, sendo determinado pelas diferentes situações e vivências a que somos expostos. São "identidades contraditórias".
C - é aquele que refletia a complexidade do mundo moderno e que tinha a consciência que o seu "núcleo interior". Não era autônomo e muito menos autossuficiente. Sua identidade era construída na relação com outros sujeitos, seria a interação entre o "eu e a sociedade".
As letras A, B e C correspondem respectivamente aos sujeitos do:
Alternativas:
a)
Pós-moderno, contemporâneo e sociológico
b)
Iluminismo, sociológico e pós-moderno
c)
Iluminismo, racional e pós-moderno
d)
Iluminismo, pós-moderno e sociológico
e)
Sociológico, pós-moderno e iluminismo
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Respostas: 1-D, 2-A, 3-D, 4-B e 5-D. Passou direto.
metatron159:
Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Perguntas interessantes