1)Texto base:
A Lei nº 8.213/91 trata da Finalidade e Princípios Básicos da Previdência Social. Ela diz respeito a todos os assuntos referentes aos direitos do trabalhador perante o INSS. Um dos assuntos abordados nesta lei é a questão do acidente do trabalho.
Qual dos artigos apresentados nesta lei fala sobre os benefícios a que os trabalhadores têm direito?
Alternativas:
a)
Art. 17.
b)
Art. 18.
Alternativa assinalada
c)
Art. 19.
d)
Art. 20.
e)
Art. 21.
2)Texto base:
Um dos benefícios a que os trabalhadores têm direito em caso de acidente de trabalho é a aposentadoria por invalidez. A verificação desta incapacidade é realizada através de perícia médica.
Com relação ao benefício da aposentadoria por invalidez é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
É concedido aos dependentes do trabalhador em caso de sua morte.
b)
Consiste na reabilitação do trabalhador incapacitado.
c)
É concedido ao trabalhador que ficar permanentemente incapacitado de trabalhar em decorrência de acidente de trabalho.
Alternativa assinalada
d)
É concedido ao trabalhador que ficar até 30 dias incapacitado de trabalhar em decorrência de acidente de trabalho.
e)
É concedido ao trabalhador que tiver sequelas decorrentes de acidentes de trabalho.
3)Texto base:
Estudos relacionados a acidentes de trabalho mostram uma relação existente entre lesões graves e simples e acidentes sem lesão. Um destes estudos, denominado Estudo de Bird, apresenta uma relação de 1:100:500, que indica uma lesão incapacitante para cada 100 lesões não incapacitantes e 500 acidentes sem lesão.
Como podem ser interpretados os dados obtidos por Bird?
Alternativas:
a)
O fato de estarem ocorrendo tantos acidentes considerados pequenos mostra que deve existir uma grande preocupação com a sua prevenção.
Alternativa assinalada
b)
O fato do número de acidentes com lesão incapacitante ser baixo mostra que não há motivo para pânico.
c)
A situação seria preocupante somente se o número de acidentes com lesão não incapacitante fosse próximo do número de acidentes com lesão incapacitante.
d)
Esta escala não é válida, pois não está considerando os quase-acidentes.
e)
Esta escala não é válida, pois o número de acidentes analisados é muito baixo.
4)Texto base:
As horas-homem de exposição ao risco correspondem ao tempo em que o trabalhador fica à disposição do empregador. Para este cálculo são consideradas as horas normais trabalhadas, bem como as horas extras. Também é levada em consideração a quantidade de funcionários que a empresa possui.
Considerando que uma determinada empresa possui 50 funcionários trabalhando 220 horas por mês, qual é a quantidade de horas-homem de exposição ao risco?
Alternativas:
a)
5.000 horas-homem de exposição ao risco.
b)
9.000 horas-homem de exposição ao risco.
c)
15.000 horas-homem de exposição ao risco.
d)
11.000 horas-homem de exposição ao risco.
Alternativa assinalada
e)
20.000 horas-homem de exposição ao risco.
5)Texto base:
A taxa de frequência de acidentes é uma relação existente entre o número de acidentes ocorridos na empresa e a quantidade de horas-homem trabalhadas. Seu cálculo envolve uma constante de valor 1 milhão, que corresponde a um parâmetro de 1 milhão de horas-homem de exposição ao risco.
Considerando que uma determinada empresa possui 230 funcionários trabalhando 220 horas por mês, qual é a taxa de frequência de acidentes, sabendo que em 1 mês ocorreram 2 acidentes?
Alternativas:
a)
10,6.
b)
14,02.
c)
21,97.
d)
25,8.
e)
39,52.
RESPOSTAS CORRIGIDO PELO AVA
1 -B
2-C
3-A
4-D
5-E
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir dos dados que a questão nos fornece, podemos afirmar que vale 2 m/s², e para chegarmos nesse resultado, vamos nos lembrar da fórmula que usamos para calcular a aceleração média de um corpo.
E que fórmula é essa ?
Ela se dá por :
\boxed{\boxed{\boxed{am=\dfrac{\Delta~V}{\Delta~T}}}}am=Δ TΔ V
Em que :
\begin{gathered}\begin{cases}am=Acelerac{\!\!,}\tilde{a}o~m\acute{e}dia~(dada~em~m/s^2)\\\Delta~V=Variac{\!\!,}\tilde{a}o~da~velocidade~(dada~em~m/s)\\\Delta~V=Variac{\!\!,}\tilde{a}o~do~tempo~(dado~em~segundos)\\\end{cases}\end{gathered}⎩⎪⎪⎨⎪⎪⎧am=Acelerac,a~o meˊdia (dada em m/s2)Δ V=Variac,a~o da velocidade (dada em m/s)Δ V=Variac,a~o do tempo (dado em segundos)
Sabendo dessa fórmula, vamos resolver a questão.
Ela nos pergunta qual a aceleração de um automóvel que parte do repouso e atinge a velocidade de 180 km/h em um intervalo de tempo de 25 segundos.
Perceba que a velocidade está em km/h, quando no S.I (Sistema Internacional de Unidades), a velocidade é dada em m/s, então teremos que fazer uma conversão de km/h, para m/s. Para isso é bastante simples, basta dividir o valor da velocidade em km/h, por 3,6. Sabendo disso, temos que :
\dfrac{180~km/h}{3,6}=\boxed{\boxed{\boxed{50~m/s}}}3,6180 km/h=50 m/s
Pronto, agora sim todas as nossas informações estão de acordo com o S.I e podemos continuar com o desenvolvimento da questão.
Vamos anotar os valores :
\begin{gathered}\begin{cases}am=?\\\Delta~V=50~m/s\\\Delta~T=25~s\\\end{cases}\end{gathered}⎩⎪⎪⎨⎪⎪⎧am=?Δ V=50 m/sΔ T=25 s
Aplicando na fórmula e encontrando a aceleração média :
am=\dfrac{50}{25}am=2550
\boxed{\boxed{\boxed{am=2~m/s^2}}}am=2 m/s2
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/43140884
Bons estudos e espero ter ajudado