1. Sua inferência acerca do lugar de onde parte a voz do eu poético se confirmou após a leitura? Ex
2. É possível afirmar que, ao marcar-se no poema por meio da primeira pessoa do plural ("nós poético cumpre uma função. Qual seria essa função? e rend uma
3. Que sentido assume a palavra cantos na segunda estrofe? 4. Na segunda estrofe, os cantos produzidos pelo "outro" são caracterizados como "formais e dos" (verso 7), já que formados por "palavras vistosas e vazias". Ao que correspondería u "rendilhado" nesse contexto?
5. No poema "Negra", como foi apontado no início desta leitura, o eu poético estabelece um d com seu continente de origem, a África.
a) Vocativo é o termo da oração usado para chamar ou interpelar o interlocutor, ou seja, aq quem se dirige. Qual é o vocativo utilizado pelo eu poético no poema?
b) A utilização desse termo revela o tipo de relação existente entre o eu poético e seu interior Que relação seria essa? Justifique sua resposta.
c) O que, no poema, justificaria esse tipo de relação entre o eu poético e seu interlocutor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alguém responde isso ai preciso urgente.
Explicação:
Respondendo as questões sobre o poema " Negra" de Noémia de Souza
Questão 1: Sim. No trecho " ...Teus encantos profundos de África " percebe-se após a leitura que a voz do eu poético é feminina, e representada pela mulher negra da Africa.
Questão 2: O eu poético quando assume a primeira pessoa do plural "nós" traz coletividade a voz fazendo referencia a todas as mulheres, africanas.
Questão 3: "cantos" na segunda estrofe assume o sentido de cortejo, de fala, a maneira como se falava.
Questão 4: No trecho "Em seus formais e rendilhados cantos", o termo "rendilhados", diz respeito a fala cheia de palavras difíceis, pomposa, que quer impressionar.
Questão 5:
A) O vocativo utilizado pelo eu poético para chamar o interlocutor é: "Gentes estranhas" como pode ser visto no primeiro verso do poema - "Gentes estranhas com seus olhos cheios doutros mundos.
B) O Eu poético é a voz do poema, que no caso aqui é a voz das mulheres negras africanas no período da colonização, que se sentiam estranhas e desconfortáveis com a presença dos colonizadores europeus.
C) Em várias partes do poema é visto o eu poético se referindo aos colonizadores como pessoas estranhas causando desconforto. Ex: Em "Gentes estranhas..." , e em "Em seus formais e rendilhados cantos, ausentes de emoção e sinceridade"
Noémia de Souza
Noémia de Souza é uma escritora moçambicana da primeira metade do século XX, momento em que Moçambique ainda era uma colônia portuguesa, nasceu em 1926 e faleceu em 2002.
Sua poesia foi escrita entre 1948 e 1951, ano em que a escritora exilou-se em Portugal. Os textos da autora são pautados na denúncia da exploração colonial, com o eu poético da voz da mulher negra, marginalizada naquela sociedade (Mulher, Negra e Colonizada).
Assim podemos concluir que Noémia de souza foi uma importante escritora, que retrata em seus poemas temas como a colonização e tudo ao seu redor, como a exploração, a violência, as mulheres.
Leia o poema "Negra" de Noémia de Souza aqui:
NEGRA
Gentes estranhas com seus olhos cheios doutros mundos
quiseram cantar teus encantos
para elas só de mistérios profundos
de delírios e feitiçarias…
Teus encantos profundos de África.
Mas não puderam.
Em seus formais e rendilhados cantos,
ausentes de emoção e sinceridade,
quedas-te longínqua, inatingível,
virgem de contactos mais fundos.
E te mascararam de esfinge de ébano, amante sensual,
jarra etrusca, exotismo tropical,
demência, atracção, crueldade,
animalidade, magia…
e não sabemos quantas outras palavras vistosas e vazias.
Em seus formais cantos rendilhados
foste tudo, negra…
menos tu.
E ainda bem.
Ainda bem que nos deixaram a nós,
do mesmo sangue, mesmos nervos, carne, alma,
sofrimento,
a glória única e sentida de te cantar
com emoção verdadeira e radical,
a glória comovida de te cantar, toda amassada,
moldada, vazada nesta sílaba imensa e luminosa: MÃE
Aprenda um pouco mais sobre Noémia de Souza aqui: brainly.com.br/tarefa/23413582
#SPJ2