1) Sobre os sofistas, é incorreto afirmar: *
A) Dominavam a arte da retórica. Como se sabe, a retórica é um tipo de discurso, no qual aquele que fala quer convencer o ouvinte de algo. Assim sendo, Protágoras, por exemplo, costumava ensinar essa arte da persuasão para aqueles que lhe pagassem, afinal, sofista como era, era-lhe costumeiro cobrar para ensinar aos outros.
B) Para os sofistas, não existe uma verdade que seja absoluta. Entretanto, também o relativismo não serve, pois a doxa, pensam eles, deve ser desprezada. Assim sendo, cabe ao homem apenas uma espécie de senso comum, que seria a tal via da razão defendida por Górgias.
C) A primeira tese que Górgias apresenta mostra-nos o niilismo no seu pensamento. Tal tese é a de que absolutamente nada existe. Com efeito, argumenta Górgias, do ser pode-se dizer diversas coisas, como ser único ou ser múltiplo, e por isso mesmo, dada a contradição entre aquilo que dele pode-se afirmar, podemos concluir que o ser não é, pois se fosse não poder-se-ia afirmar dele características contraditórias. Ou seja, se o ser fosse, ser e pensar seriam o mesmo, assim como queria Parmênides.
D) Protágoras, por conta de seu relativismo, também era agnóstico. Sendo assim, fica claro o desprezo com o trabalho dos pré-socráticos, visto que abordavam justamente aquilo do qual Protágoras acredita que nada podemos dizer ou não dizer.
E) N.D.A.
2) Sobre Sócrates, é correto afirmar: *
A) A tese basilar do pensamento socrático é uma fundamentação do relativismo. Com efeito, ao estabelecer cada indivíduo como a medida de todas as coisas, cada um então torna-se possuidor da verdade. Assim sendo, não há como estabelecer qualquer critério de verdade absoluta, razão pela qual ninguém encontra-se errado sobre assunto nenhum.
B) O pensamento socrático contém em si a afirmação do devir, ou seja, de que todas as coisas estão em constante mudança. Assim sendo, nunca entramos de fato 2 vezes num mesmo rio, por exemplo, pois ao entrarmos novamente em rio no qual estivemos anteriormente, ele já não é mais o mesmo, assim como nós não somos os mesmos.
C) A segunda etapa do método socrático é denominada maiêutica. Essa etapa consiste em Sócrates auxiliar o interlocutor a "parir" a verdade da qual sua alma encontrava-se grávida. Essa metáfora é utilizada no sentido de que Sócrates ajudava o interlocutor a encontrar as verdades que encontravam-se ocultas no seu interior.
D) Sócrates tinha admiração pelos sofistas, como Górgias, Protágoras e Hípias de Élis, pois os mesmos através da oratória e o uso da retórica buscavam a verdade absoluta, razão pela qual eram, na visão de Sócrates, maravilhosos filósofos.
E) N.D.A.
3) Sobre a Apologia de Sócrates, é incorreto afirmar: *
A) Uma das acusações contra Sócrates era a de não crer nos deuses em que os atenienses acreditavam, mas crer em novas forças espirituais e ser ateu. Contra isso Sócrates argumenta em sua defesa que não é possível crer em atividades espirituais e ser ateu ao mesmo tempo, visto que os espíritos podem ser ou deuses ou filhos de deuses. Assim, Sócrates demonstra a contradição de Meleto ao afirmar as duas coisas ao mesmo tempo contra ele.
B) Após ser de fato condenado a morte, Sócrates fez uma profecia: Aqueles que o condenaram, pensando que se livrariam de ter de prestar contas de suas vidas, acabariam por tê-lo que fazer da mesma forma, pois outros como ele viriam, mais jovens, e os atenienses os odiariam ainda mais. Tal seria a vingança que viria após sua morte.
C) Não é postura de um homem temer a morte de acordo com Sócrates. Com efeito, dela nada se sabe, e ainda assim muitos homens a tratam como a pior coisa que pode acontecer para um homem. Contudo, pode ela muito bem ser a melhor também, e Sócrates acredita ser este o caso, visto o daimónion não lhe ter proibido falar absolutamente nada em sua defesa, que acabou por ser falha e resultar em sua condenação. Sócrates de fato argumenta que, analisando isso, a morte pode ser como uma única noite de sono sem sonhos, ou pode ser que haja uma vida após a morte, onde encontraria os melhores homens que já viveram. Sendo assim, para ele, a morte não pode ser de modo algum algo ruim para o homem.
D) Após a primeira votação, é oferecida a Sócrates a possibilidade de apresentar uma contraproposta para a pena de morte que estava sendo exigida por Meleto. Assim sendo, Sócrates apresenta duas, a saber: Ou ser alimentado no Pritaneu, coisa que era a maior honra que os gregos concediam a alguém, ou então pagar um valor como multa, que teria sido o de 30 minas de prata, que pagaria com a ajuda de alguns de seus amigos, visto não ter toda essa quantia.
E) N.D.A.
Por favor me ajudem, é pra amanhã!!!!!!!!!!
dudaventuramat:
Esse dever é muito trabalhoso e só falta ele pra fechar a nota , ai scrr que desespero.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Explicação:
É a Alternativa D a resposta certa
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás