História, perguntado por pereiracamilly73, 8 meses atrás

1. Sobre os povos hebreus, conceituar: Êxodo, diáspora e monoteísmo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizabruvilanova
1

Resposta:

O povo hebreu é hoje bastante conhecido pelas informações que encontramos na Bíblia, especialmente no Velho Testamento. Realmente os dados encontrados no livro sagrado dos cristãos são bastante utilizados e nos ajudam a conhecer melhor essa civilização.

A origem deste povo teria se dado quando Tare, descendente de Sem (filho de Noé) juntamente com sua família deixou a Mesopotâmia partindo para o sul. Com sua morte Abraão assumiu o povo com a missão de levá-los a Terra Prometida (Canaã). Assim como os hebreus ocuparam a região, outros povos também se instalaram ali, o que gerou muitas disputas que se prolongam até os dias de hoje

Segundo a história uma parte desses hebreus migrou para o Egito no mesmo período em que a região foi invadida pelos hicsos. Como era aliado dos invasores, o povo hebreu não sofreu grande impacto e pode até gozar de certa liberdade. Mas com o tempo começaram a acontecer certos abusos que fizeram com que os hebreus resolvessem voltar para a Palestina sob a liderança de Moisés, o que ficou conhecido como Êxodo (1270 a 1220 a.C.)  

 Após a cisma politico-religiosa e uma série de disputas com outros povos, a região foi dominada pelos babilônios, que destruiram Jerusalém e capturaram parte da população. Este episódio ficou conhecido como "cativeiro babilônico". Com a vitória do persa Ciro, os hebreus foram libertados e voltaram a Jerusalém, acabando assim a divisão entre as tribos de Israel e Judá.

No ano de 63 a.C. a Palestina foi anexada ao Império Romano que alguns anos depois passou a interferir em sua religião, o que levou a destruição de Jerusalém e por fim a Diáspora do povo hebreu.


pereiracamilly73: muito obrigada
luizabruvilanova: De nada
pereiracamilly73: ❤❤
Perguntas interessantes