1 - Sobre o trabalho do sociólogo:
a) Ele trabalha a partir de ideias do senso comum, não tentando romper com as ideias que a maioria da sociedade possui
b) Ele procura romper com o senso comum, pois assim pode criar um pensamento original sobre determinado assunto
c) Não há necessidade de romper com o senso comum, pois o que todo mundo pensa geralmente é o mais correto, e assim o sociólogo deve apenas reunir o pensamento da maioria das pessoas.
d) Ele é motivado unicamente tendo em vista a confirmação do olhar do senso comum
2 - O que é um olhar imediatista, típico da visão do senso comum? *
a) É um olhar carregado de reflexões e pensamentos profundos sobre determinado assunto, maneira correta, portanto, de se trabalhar sociologicamente.
b) É uma forma de pensamento cheia de sentimentos e preconceitos sobre determinado assunto
c) É um olhar que leva em conta todo o pensamento passado e acumulado da Sociologia
d) É um olhar rápido, superficial, sobre determinado assunto.
3- No que se refere à importância do conceito de “cultura” para o Homem, podemos afirmar:
a) Ela pouco determina nosso comportamento, pois o Homem é, em geral, guiado pelos seus instintos mais profundos.
b) Nossa visão de mundo é pouco determinada pela cultura, uma vez que todos os homens pensam de forma semelhante, independente do local de nascimento e tempo histórico.
c) Ela é fundamental para compreendermos o Homem, uma vez que somos animais incompletos, necessitando de um conjunto de valores e regras para “funcionar”.
d) Ela é fundamental para os Homens, assim como para todos os outros animais.
4- (UFUB) (Modificado) Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia: *
a) A cultura diz respeito aos atributos a – históricos (fora da história) que singularizam um povo;
b) A cultura de um povo é determinada pelo meio natural;
c) A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
d) A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica e determina ações e formas de proceder;
5 - O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado) *
a) assimilação de valores de povos exóticos.
b) experimentação de hábitos sociais variados.
c) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes
e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.
6. O antropologo Edward Burnett Tylor definiu Cultura, em 1871, como: “todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. Tendo por base o transcrito acima, é correto afirmar que
a) A cultura passa a ser vista como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão biológica, genética.
b) A cultura de um povo se caracteriza por sua dimensão individual, jamais coletiva.
c) A cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente.
d) O termo cultura deve ser somente associado às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura.
e) O termo cultura diz respeito somente às festas e cerimônias tradicionais de um povo, ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar, a seu idioma.
7. Em certas sociedades, o sistema de alianças, que fundamenta as relações de parentesco sobre as quais a comunidade está organizada, exige que a criança seja levada, ao nascer, à irmã do pai, que deverá responsabilizar-se pela vida e educação da criança.Em outras, o sistema de parentesco exige que a criança seja entregue à irmã da mãe. Nos dois casos, a relação da criança é estabelecida com a tia por aliança e não com a mãe biológica. Se assim é, como fica a afirmação de que as mulheres amam naturalmente os seus filhos e que é desnaturada a mulher que não demonstrar esse amor? CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1997, p. 289. Sobre a diversidade cultural, assinale a alternativa correta.
a) A natureza humana é universal, tal como é expresso no texto de Marilena Chauí.
b) As regras sociais são inalteráveis.
c) Toda mãe ama naturalmente os seus filhos.
d) As relações de parentesco exercem grande influência sobre a forma como a sociedade se representa.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
d) O reconhecimento da alteridade por meio do contato com outras culturas leva à incompreensão das diferenças e à intolerância.
Explicação:
korrynunes:
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