Sociologia, perguntado por kekacosta2, 9 meses atrás

1. Sobre o Mundo do Trabalho, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Essa é uma demonstração que está ocorrendo uma verdadeira revolução no mundo do trabalho, com a extinção de várias carreiras profissionais, decorrente da redução dos contratos longos, proliferação de pequenas empresas, dos freelancers e da substituição da mão de obra (qualificada ou não) pelas novas tecnologias.
Para manter uma alta taxa de lucro, o capitalismo não necessita explorar a força de trabalho, diminuindo salários e aumentando a produção.
Com redução do poder aquisitivo dos trabalhadores ou aumento da produção de mercadorias, instala-se a superprodução decorrendo daí uma queda na taxa de lucro dos capitalistas, pois faltarão consumidores para que eles vendam os seus produtos e acumulem mais capital.
Nos anos 1970, o capitalismo viveu uma grande crise. A recuperação econômica da Europa Ocidental e Japão, destruídos pela II Guerra, tinha se completado, o mercado interno estava saturado e o impulso para criar mercados de exportação para os seus excedentes tinha de começar.
2. "Não é um exagero afirmar que em um período de baixo crescimento tal desperdício institui um crime contra a sociedade mais do que uma perda para a empresa. A eliminação de desperdício precisa ser o objetivo primeiro da empresa." (OHNO, 1988, p. 136). Sobre o Toyotismo, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Teorias neoliberais apresentaram algumas saídas, entretanto, foi também nas teorias dos engenheiros japoneses, denominada de toyotismo, que se encontrou uma solução para aumentar as taxas de lucro. A produção e acumulação de capital flexível
A fábrica japonesa Toyota adotava, desde a década de 50, um modelo de produção flexível que, mais tarde, acrescido do avanço das tecnologias de computação e da robótica, possibilitou uma revolução e reestruturação no trabalho.
A produção é realizada em pequenos lotes e com variedade de produtos, que são mais requintados, adaptando-se aos gostos variáveis do mercado. Para redução de custos e de aumento de lucro, não há grandes estoques, o que é viabilizado pela informatização, meios de comunicação e transporte, possibilitando que os fornecedores entreguem as peças necessárias à produção na hora certa (just in time).
O sistema Toyota não prioriza o controle de qualidade e não incita a competividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por julia17458
16

Resposta:

1) B- Para manter uma alta taxa de lucro, o capitalismo não necessita explorar a força de trabalho, diminuindo salários e aumentando a produção.

2) D- O sistema Toyota não prioriza o controle de qualidade e não incita a competividade.

Explicação:

Correto no classroom

Respondido por winederrn
0

1) A ausência de exploração da força de trabalho e salários (letra B) são argumentos incorretos sobre o Capitalismo.

Letra B: Para manter uma alta taxa de lucro, o capitalismo não necessita explorar a força de trabalho, diminuindo salários e aumentando a produção.

O Sistema Capitalista de Produção é um modelo político e econômico que incentiva a busca pelo lucro, valoriza a liberdade econômica e a propriedade privada.

Nesse sentido, existem pessoas que são donas dos meios de produção (terra e capital) e outras que vendem a força de trabalho em troca de salários. Essas últimas são conhecidas como pessoas assalariadas.

Diante de tudo isso, o Capitalismo é baseado na produção (nas indústrias de bens de consumo) e venda de bens de consumo duráveis para famílias e demais organizações.

2) A falta de prioridade com relação ao controle e a falta de incentivo à competitividade (letra D) são argumentos incorretos sobre o Sistema Toyota.

Letra D: O sistema Toyota não prioriza o controle de qualidade e não incita a competividade.

Na verdade, o Sistema Toyota apresenta ideias de geração de eficiência e aumento da produtividade empresarial como um todo.

Entenda que, na prática, a geração de eficiência vem com a redução do uso das matérias-primas, redução do tempo de trabalho e eliminação das perdas em todo o processo produtivo. Desse modo, é natural que a organização consiga aumentar a produtividade (fabricar o produto no tempo certo).

Diante de tudo isso, essas ideias costumam ser bem vistas pelas empresas, muito por conta das ideias de redução de custos e aumento da lucratividade.

Aprenda mais sobre esses temas em:

https://brainly.com.br/tarefa/9729082

https://brainly.com.br/tarefa/23919968

Anexos:
Perguntas interessantes