ENEM, perguntado por rc1310, 9 meses atrás

1) Sobre as Teorias do significado, marque V (verdadeiro) ou F (falso):

a) ( v) A teoria behaviorista é uma abordagem mecanicista e empirista que considera o significado linguístico como o resultado de uma resposta comportamental (estímulo-reforço-resposta) aos dados da experiência, sem nenhum apelo a noções como pensamento, conceito e mente.
b) (f ) Saussure, ao propor a indissociabilidade entre significante e significado e o arbitrário do signo, aposta em um significado referencial, ou seja, que aponta para o referente extralinguístico.
c) ( v) uma das limitações da teoria imagística seria o fato de que ela não explica satisfatoriamente o significado de itens gramaticais, como preposições e conjunções.
d) (v ) a teoria extensionalista postula que o significado das formas linguísticas é alcançado por meio de uma relação direta entre as expressões linguísticas e os objetos do mundo (referente).

2) Sobre as relações semânticas lexicais e o fenômeno da Paráfrase, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

( v) os pares de palavras dar/ receber e feio/bonito podem ser considerados como tipos de antônimos propriamente ditos (graduais), do ponto de vista da semântica lexical.

(v ) o item lexical morro pode ser considerado um exemplo de homonímia, se adotarmos os critérios de classes morfológicas diferentes e ausência de uma propriedade semântica comum (redução sêmica) para explicar seus significados.

(f) ele mora aqui e João mora em Fortaleza é um exemplo de paráfrase que se estabelece exclusivamente no plano locutivo e/ou estrutural.

( v) entre as palavras colher e talher tem-se uma relação semântica de inclusão na direção do hipônimo para o hiperônimo, enquanto que entre as palavras mão e dedo temos uma relação de hiperônimo para hipônimo.


3) Em relação à teoria do campo léxico, de Pottier, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

a) (f ) a construção de um campo semântico toma como ponto de partida a análise do conteúdo com base em identidades e diferenças entre lexemas.
b) (f) o sema é uma unidade dicionarizada que compõe um determinado campo semântico.
c) (v ) o virtuema é um sema contextual proposto para dar conta das conotações de um lexema.
d) (f) A natureza dos semas e a quantidade de semas necessária para se estabelecer o conteúdo de um lexema podem ser considerados aspectos problemáticos da teoria dos campos semânticos.


4) Sobre as relações de acarretamento e pressuposição entre sentenças, responda:


a. Entre as sentenças João pensa que Maria esta grávida e Maria está grávida há uma relação semântica de acarretamento ou de pressuposição? Justifique.
b. Entre as sentenças João comprou um lírio e João comprou uma flor há uma relação semântica de acarretamento ou de pressuposição? Justifique.
c. Qual pressuposição está implícita na sentença João parou de fazer caminhadas? Justifique.
d. Entre as sentenças João parou de fazer caminhadas e João não está com boa saúde há um caso de pressuposição, (implicação mais semântica) ou de implicatura (implicação mais pragmática)? Justifique.


5) Apresente algumas críticas à proposta Semântica de Katz e Fodor.

Soluções para a tarefa

Respondido por gracarodriguespinhei
2

Resposta:

4 questão.

Explicação:

Respostas:

A) Pressuposição, Pois João pode pensar que maria esteja grávida sem que ela esteja realmente grávida.

B) Acarretamento, pois lírio é um hipônimo de flor que é o hiperônimo de lírio.

C) A pressuposição é que João fazia caminhadas. Se ele parou então ele fazia, pois não pode-se parar uma ação que não esteja acontecendo.

D) Pressuposição, pois João poderia muito bem estar com boa saúde sem estar fazendo caminhada, fazendo outro exercício por exemplo.

Perguntas interessantes