História, perguntado por 0jeontaty0, 7 meses atrás

1. Sobre a sociedade colonial brasileira, entre os séculos XVI e XVII, quais eram as suas características principais? *

Soluções para a tarefa

Respondido por geneluciadalpiaz
5

Resposta:

A sociedade colonial era escravista e baseada na economia latifundiária. A primeira cultura a render lucros foi a cana-de-açúcar. Durante o período da sociedade colonial, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de açúcar.

Explicação:

A elite branca, proprietária de terras e de escravos, situava-se no topo da pirâmide social da Colônia. Os senhores de engenho, donos de imensa fortuna e dominando grande número de pessoas, “formavam uma aristocracia de riqueza e poder, mas não uma nobreza hereditária do tipo que existia na Europa. O rei concedia títulos de nobreza por serviços prestados ou mediante pagamento”. (Boris Fausto, História do Brasil, EDUSP, p.80). Eram os brancos ricos que exerciam o poder político na Colônia, monopolizando as decisões. Por exercerem seu controle sobre a massa da população colonial (negros e brancos pobres), os senhores tinham grande prestígio social.

A base da sociedade colonial brasileira era formada pelos negros escravos. O trabalho compulsório, em processo de extinção na Europa, foi adotado no Novo Mundo dadas as condições da formação e consolidação do capitalismo comercial: no século XVI, o objetivo maior das potências europeias era o acúmulo de riqueza e, para atingi-lo, foi utilizado em diversas colônias da América, o trabalho escravo. No caso português, a opção teve como incentivo a escassez de mão de obra livre pela falta de excedente populacional na metrópole que pudesse suprir as necessidades coloniais. Além disso, quem seria o trabalhador livre que, chegando ao território brasileiro e deparando-se com a imensidão de terra ociosa, estaria disposto a trabalhar em troca de um salário na propriedade de outros? E ainda, o tráfico de africanos era um negócio altamente rentável para os mercadores lusos, que detinham o monopólio desse setor do comércio internacional.

Respondido por chupimmm
0

Resposta:

Maior parte da população vivia na área rural, trabalhavam em propriedades ligadas a pecuária e agricultura, engenhos eram núcleos, produziam o açúcar, no setor agrícola por agricultura canavial, e no setor de beneficiamento onde a cana era transformada  

em açúcar. Na sociedade colonial tinham senhores de engenho, escravos, vaqueiros, pastores, oleiros, carreiros, mestres de açúcar, ferreiros, carpinteiros, feitores, pescadores,  comerciantes, purgadores, agregados, padres, profissionais liberais, sacerdotes e funcionários do rei. Açúcar era o principal produto econômico, produção era monocultora, com mão-de-obra escrava e voltada, para o mercado externo, sociedade era de modelo patriarcal. Sesmaria: sistema de distribuição do direito de exploração, colonização e ocupação de terras pelo rei de Portugal, sesmeiro quem recebia a terra, deveria produzir e pagar os impostos.

Explicação:confiaa

Perguntas interessantes