1. Sobre a Revolução de 1930, responda:
a) Causas:
b) Objetivos:
c) Líder:
d) Principais medidas do governo que assumiu:
2. Por que os paulistas se revoltaram em 1932? Qual dia se comemora a Revolução Constitucionalista?
3. Quais as principais melhorias que a Constituição de 1934 trouxe aos brasileiros?
4. Quem eram e o que queriam os grupos abaixo?:
a) os aliancistas (ANL):
b) os Integralistas (AIB):
5. Qual foi o pretexto utilizado por Vargas para a elaboração da Constituição de 37 e para a instalação da ditadura do Estado Novo?
6. Quais poderes a Constituição de 1937 deu ao ditador?
7. Que meios utiliza o Estado Novo para se manter e tornar o ditador benquisto pela população?
8. Cite os principais avanços que a CLT/1943, trouxe aos trabalhadores.
9. Como chegou ao fim a era Vargas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.a) - Nas eleições de 1930, venceu o candidato Júlio Prestes, apoiado pela elite de São Paulo. Com vários indícios de fraude eleitoral, Getúlio Vargas e os políticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba ficaram muito insatisfeitos.
- Em julho do mesmo ano, o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, o paraibano João Pessoa, foi assassinado. O fato gerou revolta popular em várias regiões do Brasil. Estes conflitos eram, principalmente, entre partidários da Aliança Liberal e defensores do governo federal.
- A Crise de 1929, também conhecida como “A Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque” espalhou uma forte crise econômica pelos quatro cantos do mundo. Esta crise atingiu fortemente a economia brasileira, gerando desemprego e dificuldades financeiras para o povo brasileiro. Este fato contribuiu para o clima de insatisfação popular com o governo de Washington Luiz.
- O clima de conflitos e forte insatisfação popular em várias regiões do Brasil gerou preocupação em setores militares de alto comando, que enxergavam a possibilidade de uma guerra civil no Brasil.
b) Movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março.
c) Ninguém exerceu o poder no Brasil republicano por mais tempo do que Getúlio Dornelles Vargas, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Vargas chegou ao poder no dia 24 de outubro, quando o movimento revolucionário, que eclodira em 3 de outubro no Rio Grande do Sul, tornou-se vitorioso.
d) Getúlio Vargas deu início à modernização do Estado brasileiro. Criou o código das águas, o código florestal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a propaganda comercial nas rádios e a lei da usura (na verdade, um decreto) que proíbe os juros abusivos, não revogada até hoje.
2. Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - uma alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930).
3. 9 de julho.
4.a) Foi um movimento sóciopolítico liderado por Luis Carlos Prestes (1935), era de origem comunista e tinha conceitos como: Reforma Agária, Não pagamento da dívida externa brasileira, formação de um novo governo popular.
b) O integralismo é um movimento partidário, com posicionamento político de extrema-direita com inspiração fascista que surge sob idealização de Plínio Salgado, líder e organizador do Partido que recebe o nome “Ação Integralista Brasileira”. Sob o lema de “Deus, Pátria e Família” Plínio Salgado lança o Manifesto da AIB em outubro de 1932. Entre as principais idéias defendidas pelos integralistas, podemos destacar o corporativismo político, a abolição do pluripartidarismo, a perseguição aos comunistas, o fim do capitalismo especulativo e a ascensão de um forte líder político.
5. Segundo o plano afirmava, os comunistas estavam planejando a tomada do poder através da força no dia das eleições presidenciais. Assim, Vargas espalhou o boato e conseguiu anular as eleições, decretando o Estado Novo e outorgando (impondo) a Constuição de 37, conhecida como A Polaca
6. A principal característica dessa constituição era a enorme concentração de poderes nas mãos do chefe do Executivo. Seu conteúdo era fortemente centralizador, ficando a cargo do presidente da República a nomeação das autoridades estaduais, os interventores. A esses, por sua vez, cabia nomear as autoridades municipais.
7. Getúlio dizia que iria colocar o Brasil nos rumos novamente, ele até chegou a marcar as eleições para 1938, porém um ano antes deu um outro golpe e iniciou o Estado Novo. Mais antes do Estado Novo, Vargas criou a CLT (Congelamento das Leis Trabalhistas), criou os Ministérios do Trabalho, Indústria e Comércio, Saúde e Educação e deu a mulher o direito ao voto. Lembrando que esses feitos, foram feitos no Governo Provisório. Bem, Getúlio era uma figura popular que fazia coisas que beneficiavam o povo, por isso era tão querido.
8. Os pagamentos do FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família; O adicional de hora extra, a licença-maternidade (de 120 dias) e o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço; Também não podem ser modificadas as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.
9. Em 1945, foi forçado a renunciar através de uma ação militar combinada entre a UDN (União Democrática Nacional) e o Exército brasileiro.
Explicação:
Espero ter ajudado