História, perguntado por garota70, 9 meses atrás

1. Sobre a relação entre o pensamento iluminista e a Revolução Francesa (1789 - 1799), assinale o item correto:

A) Os iluministas franceses eram intimamente ligados à Igreja Católica, defensores da Monarquia Absoluta e contrários às ideias revolucionárias no século XVIII.

B) É impossível falar sobre a Revolução Francesa, no final do século XVIII, sem mencionar a influência intelectual de pensadores como Voltaire e Montesquieu, ambos iluministas.

C) Os iluministas participavam da nobreza francesa e, por isso, eram fiéis ao Rei da França.

D) Os iluministas eram contrários à ideia de separação das atribuições da Igreja Católica do Estado, portanto, contrários à laicidade.

2.Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum". O trecho em questão é o artigo primeiro da Declaração dos direitos do Homem e Do Cidadão, documento aprovado em agosto de 1789, pela Assembleia Nacional Constituinte francesa, dentro do processo revolucionário. O trecho citado tem por objetivo afirmar que*:

A) A escravidão era uma instituição social juridicamente aceita no século XVIII, tendo em vista a diferença racial existente na sociedade.

B) Em tese, a Declaração dos direitos do Homem e Do Cidadão afirma a hierarquia social como algo natural e, por isso, era aceitável que determinados sujeitos fossem escravizados.

C) O artigo primeiro da Declaração dos direitos do Homem e Do Cidadão apregoa o desprezo pelo liberdade enquanto um valor social.

D) O artigo primeiro da Declaração dos direitos do Homem e Do Cidadão apregoa o direito à liberdade como inalienável e natural de qualquer ser humano.

3."A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo". O trecho citado faz parte do artigo quarto da Declaração dos direitos do Homem e Do Cidadão. A partir da leitura desse artigo, podemos afirmar que*:

A) O ser humano pode fazer tudo aquilo que não fira a liberdade e os direitos das demais pessoas em sociedade.

B) O ser humano pode fazer tudo, sem haver qualquer tipo de limite.

C) Por lei, não temos acesso à liberdade, sendo escravos de uma sociedade que nos aprisiona cotidianamente.

D) Juridicamente, apenas uma parte das pessoas tem direito à liberdade.

4. "Mães, filhas, irmãs, mulheres representantes da nação reivindicam constituir-se em uma assembleia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher". O trecho citado faz parte do preâmbulo da Declaração dos direitos da Mulher e da Cidadã, documento escrito pela pensadora Olympe de Gouges, em 1791. Sobre esta declaração, marque o item INCORRETO*:

A) Foi escrito em um contexto social em que os direitos sociais e políticos das mulheres eram garantidos juridicamente e respeitados socialmente.

B) Foi escrito no meio do processo revolucionário francês e em um momento de ascensão da luta das mulheres francesas pela participação política nos espaços de poder.

C) Ainda que após o início da Revolução Francesa, as demandas por igualdade entre os gêneros não eram bem vistas pelos homens franceses.

D) As mulheres francesas, no século XVIII, sofriam com o tipo de educação formal que era dado a elas, a saber, o domínio do lar, a procriação e a criação dos filhos.

6. "A sujeição servil aos pais atrofia toda faculdade mental". Esta frase foi escrita pela pensadora inglesa Mary Wollstonecraft, no século XVIII, no livro Reivindicação dos Direitos da Mulher. A partir do pensamento desta autora, especialmente do trecho citado, podemos afirmar que*:

A) A obediência cega dos filhos aos pais é a melhor forma para o desenvolvimento intelectual das crianças.

B) A sujeição total dos filhos às vontades e ideias dos pais pode levar a um processo de negação da autonomia e do desenvolvimento intelectual dos filhos.

C) Os filhos não devem discordar das ideias e vontades de seus pais, pois a autoridade paterna/materna é inquestionável.

D) Nenhuma das alternativas anteriores.

6.O que você pode comentar sobre as ideias das pensadoras Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft?

7. "[...] Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa, e, não curado, mas descurado, até que a morte o vinha defraudar do benefício da vida". O trecho citado foi retirado do livro "O Alienista", de Machado de Assis. Você acha que a maneira como os loucos eram tratados no Brasil no século XIX era justa? Justifique sua resposta. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por 9917166390
2

Resposta:

1) letra B

2) letra D

3) letra A

4) letra A

5) letra B

6) Olympe era uma feminista francesa que defendia os direitos femininos, sua frase de destaque é: “Se a mulher tem o direito de subir ao cadafalso, ela deve ter igualmente o direito de subir à tribuna”.

Mary escrevia livros feministas e com ideias sobre ordem sexual e gênero, fez várias obras, defendia os direitos das mulheres e criticava a obrigação das mulheres a se casarem.

7) Não, eles precisavam de tratamento, mas eram colocados totalmente a margem pela sociedade, que apenas os ignorava em vez de trata-los com humanidade e respeito.

Perguntas interessantes