1-Sobre a expansão maritimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI pode-se afirmar que:
a)A igreja católica foi contrária à expansão e não participou da colonização das novas terras.
b)Os altos custos das navegações empobreceram a burguesia mercantil dos países ibéricos.
c)A centralização política fortaleceu-se com o descobrimento das novas terras.
d)Os europeus pretendiam observar os princípios religiosos dos povos americanos.
e)Os descobrimentos intensificaram o comércio de especiarias no mar mediterrâneo.
2-Cite dois fatores que contribuíram para a expansão maritima europeia?
3-Por que algumas nações iniciaram as negações de forma tardia? cite dois exemplos.
4-Explique as consequências da expansão marítima para a história da humanidade.
Soluções para a tarefa
1-A) Falsa:
Assim como os países europeus, a Igreja também estava em busca pela descoberta por novas rotas para obter especiarias, matérias primas e metais preciosos. Por isso foram eles que financiaram grande parte das viagens. Até mesmo porque, com o crescimento do comércio, a população teria maiores condições de pagar seus impostos.
B) Falsa:
As navegações e os descobrimentos marítimos iniciaram no século XV e os principais desbravadores foram os portugueses e os espanhóis que marcaram o renascimento do comércio na Europa. A partir daí, o modelo econômico conhecido como capitalismo começou a criar raízes, já que a burguesia estava em busca de crescimento econômico e financeiro.
C) Verdadeira.
As metrópoles centralizaram o poder ao dominarem as novas terras, designadas de colônias.
D) Falsa:
Os colonizadores eram altamente preconceituosos. Desse modo, o eurocentrismo (ideologia de que a cultura europeia é superior) prevaleceu nesse período.
E) Falsa:
As grandes navegações surgiram justamente para ser uma alternativa diferente da rota pelo mediterrâneo em busca de especiarias. Logo, foram intensificadas as novas rotas e não a do mediterrâneo.
2-busca de rotas marítimas na Índia;
busca por produtos valiosos, como: metais e produtos especiais;
concentração do poder nas mãos do rei, o que gerou riquezas para grandes navegações.
3-Para que alguém tivesse acesso a essas mercadorias, era necessário percorrer longas rotas comerciais geralmente intermediadas por árabes, comerciantes de algumas cidades italianas e as grandes feiras que distribuíram tais produtos na Europa. Dessa forma, o valor final destas mercadorias acabava ganhando um valor elevado mediante o grande número de atravessadores que integravam a circulação destes bens. Com isso, este comércio se restringia a uma pequena população de alto poder aquisitivo. EX: Inglaterra, França e Holanda
Somente após estes conflitos internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603 ); e franceses, durante o reinado de Francisco I, iniciaram a expansão marítima. A Holanda tem seu processo de centralização política atrasado por ser um feudo espanhol.
4-Como consequências da expansão marítima europeia ocorreu a consolidação do aumento de poder da burguesia nos séculos seguintes, além do fortalecimento do capitalismo e de Portugal e Espanha como grandes potências da época.
espero ter ajudado :))