1. Sistema administrative implementado no inicio de colonização brasileira.
2. Prática de comercio realizada entre portugueses e povos indigenas no Brasil.
3. Armazens fortificados instalados no litoral do Brasil que serviam de depósito do pau-brasil.
4. Grandes lobes de terras concedidos pelos donatários.
5. Documento que determinava os direitos e deveres do capitão donatário.
6. Sistema politico que centralizou a administração do Brasil.
7. Documento que determinava as tarefas do governador-geral.
8. Nome do tratado assinado entre Portugal e Espanha, em 1494, que formalizou a divisão do mundo conhecido.
9. Nome que ficaram conhecidos os integrantes das câmaras municipals.
10. Primeira capital do Brasil,
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. O primeiro governador-geral nomeado por Portugal foi Tomé de Sousa. Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador.
2) O escambo também foi praticado no Brasil, e o caso mais simbólico desse modelo de transação comercial se deu no período da chegada dos portugueses à América.
3) Estes "armazéns" eram chamados de Feitorias e eram construídos nas regiões litorâneas do Brasil, tendo sido as principais áreas de exploração do recurso entre 1500 e 1530 o Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
4) Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.
5)A carta de doação era um documento da Coroa Portuguesa pelo qual fazia a concessão de uma capitania a um capitão donatário.
6) O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias
7) As funções dos governadores-gerais estavam detalhadas em um documento português chamado Regimento. Apesar de o governador-geral ter assumido uma série de obrigações que eram dos capitães-donatários, a administração da Colônia não era realizada somente por ele.
8)O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
9) Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador.
10)Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais.