1)
Sem qualquer intervenção da lei, os interesses e os sentimentos privados das pessoas naturalmente as levam a dividir e distribuir o capital de cada sociedade entre todas as diversas aplicações nela efetuadas, na medida do possível, na proporção mais condizente com o interesse de toda a sociedade.''
(SMITH, Adam. A riqueza das nações - investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 104. v. 2.)
Esse texto relaciona-se:
I. À doutrina liberal, que estimula o empenho dos agentes, recompensa a poupança e remunera o investimento.
II. À doutrina liberal, que estabelece um sistema organizador de ofertas e demandas mediadas por um mecanismo de preços.
III. À doutrina neoliberal, que pune a iniciativa criadora e a inovação dada a incerteza do lucro nesses cenários instáveis.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
a)
Em I, II e III.
b)
Apenas em II e III.
c)
Apenas em II.
d)
Apenas em I e II.
e)
Apenas em I e III.
2)
A finalidade da política é a tomada e a conservação do poder. Este não provém nem de Deus nem da razão nem de uma ordem natural feita de hierarquias fixas. Essa é a finalidade da política para:
Alternativas:
a)
Aristóteles.
b)
Platão.
c)
Rousseau.
d)
Maquiavel.
e)
Hobbes.
3)
Na visão agostiniana, política e teologia são indissociáveis. Inclusive, quando se refere a questões religiosas, é perceptível uma leitura de sua visão de sociedade, de homem e de Estado. Ainda na concepção de Agostinho, podemos afirmar que:
I. Ele não acredita que seja possível ao Estado chegar a uma justiça verdadeira se não for regido pelos princípios morais do cristianismo.
II. Há uma primazia do Estado sobre a Igreja.
III. A vida feliz é inseparável do social: a vida moral e a felicidade pressupõem uma vida em comunidade.
IV. A função do Estado é uma fusão das necessidades objetivas e preocupações espirituais para com o povo.
Está correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
I e IV.
c)
II e III.
d)
I, III e IV.
e)
II, III e IV.
4)
"Mas há outro resultado inquietante do avanço _______________. O fundamentalismo de mercado _______________ depende de uma aposta perigosa. E a crença de que o mercado livre, não regulado, produz crescimento contínuo, amplia as oportunidades econômicas e sociais, assim como as escolhas e acessos ao consumo. Mas o que ocorre diante da possibilidade de uma falha nessa aposta? Afinal, a insegurança diante dos riscos e as flutuações econômicas do mercado são filhos legítimos e esperados da competição mercantil. Aliás, na mitologia _______________, o sucesso depende justamente da falta de garantia de sobrevivência. E nessa condição desafiadora que o empenho e a criatividade dos empreendedores são forçados a germinar." (MORAES, Reginaldo C. Neoliberalismo - de onde vem, para onde vai?, p. 80. Disponível em: . Acesso em 25 mar. 2016.)
A partir da leitura desse texto de Reginaldo C. Moraes, é possível, inclusive com seus estudos sobre o tema, identificar a palavra que completa corretamente as três lacunas. Que palavras é essa?
Alternativas:
a)
Liberal.
b)
Neoliberal.
c)
Social.
d)
Comunista.
e)
Socialista.
5)
A finalidade da política é a tomada e a conservação do poder. Este não provém nem de Deus nem da razão nem de uma ordem natural feita de hierarquias fixas. Essa é a finalidade da política para:
Alternativas:
a)
Aristóteles.
b)
Platão.
c)
Rousseau.
d)
Maquiavel.
e)
Hobbes.
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos as respostas:
1 - d) Apenas em I e II.
R: A primeira alternativa está correta, pois segundo os conceitos liberais a recompensa virá para aqueles que tiverem feito algum tipo de investimento. Já a segunda também está correta, pois existe um mecanismo de preços responsavel por organizar tanto as ofertas como as demandas, pois ambas estão diretamente relacionadas.
2 - d) Maquiavel.
R: Bom, o italiano Nicolau Maquiavel foi um importante filosofo adepto do Renascimento, no seu objeto de estudo focado na politica o mesmo falava sobre a dominancia do ser humano como pilar fundamental.
3 - d) I, III e IV.
R: Santo Agostinho foi um importante filosofo cristão que criou um esquema para auxiliar na relação entre a cultura clássica em conjunto com a fé. Mesmo sem nunca ter negado a exisencia de Deus o mesmo também era a favor da racionalidade.
4 - b) Neoliberal.
R: Só ressaltando que o Neoliberalismo é um modelo de economia onde a finalidade é que o Estado não possua ou então detenha de uma minina intervenção no mercado.
Obs: A quinta questão é exatamente igual a terceira.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Av - Subst. 2 - Ética, Política e Cidadania
16/06/2020 00:00 à 22/06/2020 23:59 Corrigido pelo AVA 18/06/2020
1- D Apenas em I e II.
2- D As duas asserções são verdadeiras, e a segunda explica corretamente a primeira.
3- B Neoliberal.
4- C V – V – V – V.
5-A Em I, II, III e IV.
Explicação: