1)Segundo o sociólogo Daniel Bell, com advento da sociedade pós-industrial, há um momento de transição de um paradigma econômico para outro, na qual apontava para a mudança do paradigma de poder, isto é, se havia uma sociedade não mais baseada na produção industrial, a dominação baseada na posse dos meios de produções se alteraria. A sociedade pós-industrial, portanto, surge do declínio das atividades industriais e concomitante aumento das atividades de serviços. Segundo Daniel Bell, qual é a fonte de poder no paradigma da sociedade pós-industrial?
Alternativas:a)Capital.
b)Território.
c)Parentesco.
d)Terra.
e) informação.
2)De acordo com o sociólogo Ricardo Antunes, embora se perceba o aumento dos trabalhadores do setor de serviços, em detrimento da diminuição dos trabalhadores fabris, a divisão de classe baseada na posse dos meios de produção continua a existir, ainda que sobre novas perspectivas, mantendo a continuidade da luta de classes. Se não é mais possível falar de operariado fabril, ainda é possível falar de uma "classe-que-vive-do-trabalho" em oposição à classe que é dona do capital. Com base nos conhecimentos sobre as especificidades do capitalismo contemporâneo, segundo Ricardo Antunes, assinale a alternativa correta: Alternativas:
a) Segundo Ricardo Antunes, o trabalho flexível presente no capitalismo contemporâneo, tornou a categoria trabalho obsoleta, como categoria chave em Sociologia. B)Há um momento de transição de um paradigma econômico para outro, apontando para uma mudança no paradigma de poder, ou seja, a sociedade baseada na produção industrial, teve a alteração da dominação na posse dos meios de produção. C)Segundo Ricardo Antunes, a sociedade pós-industrial surge do declínio das atividades industriais e concomitante aumento das atividades em serviço. d) Para Ricardo Antunes, o que se apresenta na atualidade é uma mudança dos tipos de trabalho e das especializações necessárias para realizá-los, mas não uma mudança na estrutura de poder. e)De acordo com Ricardo Antunes, o trabalhador, sob a regência do modelo flexível, aparece como o agente responsável pelas mudanças, como ser autônomo que controla seu próprio tempo livre e desenvolve maneiras próprias de realizar suas atividades.3) Vimos nos estudos sobre Sociologia crítica: considerações teórico-metodológico que a ciência Sociologia possui seus elementos essenciais para determinada teoria sociológica seja crítica. Dentre as cosmovisões que foram apresentadas, podemos compreender que a perspectiva positivista-funcionalista corresponde a uma Sociologia que visa a conservação.Tendo como base os conhecimentos sobre a teoria positivista-funcionalista, considere as assertivas a seguir: I – A teoria positivista-funcionalista atua para descobrir as leis gerais que governam a vida social; II – A teoria positivista-funcionalista traz a ideia do transitório, isto é, do passado, presente e futuro, ou seja, além de pensar como as coisas estão, é preciso pensar como as coisas chegaram a ser o que são e como podem se transformar; III – As leis gerais que governam a vida social são encontradas dentro do meio social, naquilo que já está posto e que se pode tocar, se aproximar e compreender. IV – Em linhas gerais, o propósito da sociologia positivista-funcionalista consiste na compreensão das leis gerais que governam a vida social, com vistas a revolução do corpo social.
Estão corretas: Alternativas:a)Somente I e II.
b)Somente I e III.
c)Somente I e IV.
d)Somente I, III e IV.
e)Somente III e IV.
4)Leia o texto abaixo:"A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas". (CHAUÍ, 2000, p. 316).A partir da citação e com base nos conhecimentos sobre a atitude científica, considere as assertivas a seguir: I – Todas as ciências são críticas, pois exige do cientista uma determinada postura; II – Uma das definições do termo crítica, corresponde a "apreciação minuciosa", ou seja, ao se analisar algo de maneira minuciosa, de maneira detalhada, se está procedendo de maneira crítica;III – Desde a revolução científica do século XVII, o próprio conhecer é colocado em uma perspectiva crítica, uma vez que os filósofos e cientistas deste contexto se questionam sobre as possibilidades de se atingir o conhecimento sobre as vias (methodo), para se afastar dos erros; IV – Somente a Sociologia pode ser considerada uma ciência crítica.Estão corretas:Alternativas:
a)Somente I e II.
b)Somente I, II e III.
c)Somente I e III.
d)Somente II e III.
e)Somente II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
preciso de ajuda nesta avaliação, alguém pode ajudar
Explicação:
acsilva3347:
Alguém tem as respostas? Preciso muito responder AV sociologia crítica.
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás